Parceria vai permitir a pequenas e médias empresas brasileiras acesso conhecimento tecnológico de centros de pesquisa no exterior e entrada no mercado internacional

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é o mais novo integrante da rede de Pesquisa Coletiva Cornet – Collective Research Network, que reúne órgãos públicos e agências de fomento à inovação da União Europeia, com diversos países parceiros pelo mundo, como Alemanha, Austria, Belgica, Canadá, Polônia, Japão e Peru.  A adesão vai possibilitar que pequenas e médias empresas brasileiras realizem projetos de PD&I em parceria com a indústria dos 11 países membros da rede. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro de 2019.

Cada projeto tem financiamento médio de R$ 600mil. Os interessados em participar da chamada devem montar consórcios com pelo menos três empresas e apresentar uma proposta de projeto que promova a inovação em todo o setor industrial ao qual as empresas pertencem.  A ideia é promover projetos que unam empresas diferentes com o objetivo de promover o desenvolvimento geral do setor. Neste sentido, a participação de associações de setores industriais é primordial.

Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 42 Unidades EMBRAPII para o desenvolvimento do projeto. A Unidade EMBRAPII continua com total autonomia para decidir sobre a viabilidade de desenvolvimento das propostas com empresas brasileiras.

Cornet
A CORNET – Collective Research Network é uma rede de ministérios e agências de fomento à inovação que combinam os modelos de financiamento existentes em seus países para aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas (PMEs). Desde sua criação, em 2005, a Cornet já financiou mais de 200 projetos de 3200 empresas totalizando o investimento de EU$ 130 milhões.

Sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente há 42 unidades credenciadas pelo País.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD& I (recursos não-reembolsáveis), enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.

Atualmente a EMBRAPII já possui acordos de cooperação internacional com o Reino Unido, Israel e está em negociação com a Alemanha.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube