Linhas de Atuação

Componentes e Sistemas Construtivos

Componentes geralmente combinam vários materiais e serão integrados em um sistema construtivo ainda mais diversificado. A equipe está capacitada para atividades de PD&I de componentes e sistemas construtivos para aplicações em edificações e outras obras civis, sejam industrializados ou moldados no local por diferentes técnicas.

Os projetos podem envolver o desenvolvimento global de soluções, incluindo conceituação, formulação, otimização, análise de desempenho em uso, inclusive desempenho mecânico e planejamento da vida útil e desmobilização, de forma a considerar todo o ciclo de vida do produto. Desenvolvimento de soluções inovadoras para componentes diversos utilizando combinação otimização de formulações com a aplicação de soluções numéricas avançadas, multiescala, incluindo otimização topológica e por gradação funcional. Métodos de produção convencionais (moldagem, vibro-compressão) e avançados, incluindo produção digital 2 e 3D e integração como BIM, fazem parte do escopo.

O desenvolvimento de soluções multifuncionais, com uso de materiais avançados como nanopartículas, inclusive fotocatalíticas, superfícies frias, materiais com mudança de fase, são aspectos onde a equipe possui capacitação.