Notícias

EMBRAPII e Banco do Nordeste assinam acordo que beneficia empresas da região

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) firmaram acordo de cooperação nesta segunda-feira (20/11) com o objetivo de facilitar o financiamento de projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) das empresas industriais da região Nordeste. Por meio do acordo, o BNB vai oferecer crédito de longo prazo para empresas aptas a receberem recursos não reembolsáveis da EMBRAPII. A ideia é garantir recursos para que empresas possam financiar a contrapartida financeira que o modelo EMBRAPII exige.

Durante a cerimônia o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, destacou o potencial técnico e criativo da região Nordeste, evidenciado por sua ampla participação nos projetos apoiados pela EMBRAPII. Das 42 unidades no país, seis estão localizadas Nordeste, as quais respondem por cerca de 40% do total de projetos EMBRAPII. “É altíssimo o desempenho dessas unidades. Por isso, nossa perspectiva é bem forte em relação ao acordo. Acreditamos que será um estímulo à indústria do Nordeste a inovar e a executar seus projetos e, assim, impulsionar o desenvolvimento econômico” analisou Guimarães.

As duas instituições vão trabalhar para aproximar as empresas da região Nordeste com Unidades EMBRAPII detentoras de conhecimentos técnico-científicos e experiência no desenvolvimento tecnológico e de inovação, de modo a incrementar a geração de negócios para a diversificação econômica regional.

O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, frisou que a instituição incorporou a agenda da inovação como política de desenvolvimento e que vê no acordo mais um instrumento capaz de incentivar a indústria regional. “Confiamos na capacidade de inovar das empresas do Nordeste e acreditamos que investir em inovação é um ponto essencial para superar os desafios e promover o desenvolvimento da região. O acordo vai criar oportunidades e nossa expectativa é atingir especialmente a pequena e média empresa”, afirmou.

A parceria entre a EMBRAPII e o BNB se soma a uma série de iniciativas voltadas a aumentar a competitividade da indústria nacional e a facilitar acesso a crédito com mais agilidade e menos burocracia. Acordos semelhantes foram firmados com outras instituições financeiras, dentre elas o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), além do credenciamento da EMBRAPII no Cartão BNDES. Com isso, as micros, pequenas e médias empresas apoiadas pela EMBRAPII podem ter a contrapartida dos projetos financiada por meio do cartão.

Os empresários de micro e pequenas empresas (MPE) e o microempreendedores individuais (MEI), também contam com os benefícios do contrato entre a EMBRAPII e o Sebrae, que amplia o limite de recursos não-reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos de inovação industrial.