Notícias

EMBRAPII e BNDES assinam acordo para fomentar inovação

Acordo permitirá que micro, pequenas e médias empresas apoiadas pela EMBRAPII tenham a contrapartida dos projetos financiada pelo Cartão BNDES

01/09/2017

A EMBRAPII e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram acordo de cooperação técnica, nesta sexta, 1º, para promover e incentivar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em áreas estratégicas como Saúde, Internet das Coisas (IoT) e Manufatura Avançada. A assinatura aconteceu durante a reunião de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

O acordo de cooperação, com duração de cinco anos, foi assinado pelos diretores do BNDES, Claudia Prates – responsável pelas áreas de Indústrias de Base e de Indústria e Serviços e Carlos Da Costa – responsável pelas áreas de Crédito e Planejamento, e pelo diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães. Participaram também da reunião da MEI os principais CEOs e líderes da indústria brasileira.

Outra iniciativa do acordo é o credenciamento da EMBRAPII no Cartão BNDES. Com isso, as micro, pequenas e médias empresas apoiadas pela EMBRAPII poderão ter a contrapartida dos projetos financiada por meio do Cartão BNDES.  Com ele, as empresas podem adquirir quaisquer dos mais de 270 mil itens disponíveis, no site do cartão www.cartaobndes.gov.br, incluindo serviços de PD&I.

Para a diretora do BNDES Claudia Prates, responsável pelas áreas de Indústrias de Base e de Indústria e Serviços, o acordo de cooperação técnica visa também promover a integração dos modelos de fomento à inovação desenvolvidos e praticados pelo BNDES e pela EMBRAPII e a união de esforços para recursos em Inovação.

Aproximação com empresários – O acordo de cooperação técnica possibilita, também, que o BNDES e a EMBRAPII se aproximem cada vez mais dos empresários que buscam apoio à Inovação. Foram realizadas, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentações sobre os instrumentos de fomento à inovação para as micro, pequenas e médias empresas de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

O diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, ressalta que o termo de cooperação consolida a parceria de forma mais intensa, aproximando mais os empresários e fomentando a inovação. “O BNDES já era um parceiro informal da EMBRAPII que sempre se disponibilizou a estar conosco em nossos eventos de prospecção, mostrando aos empresários suas linhas de crédito para inovação”, acrescenta Jorge Guimarães.