25/07/2016

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) estará presente na 9ª edição da Feira da Metalmecânica, Energia e Automação (MEC Show), que acontecerá entre os dias 26 e 29 de julho, no município de Serra (ES). Quatro de suas Unidades e o Polo IF Espírito Santo terão espaços reservados para atender os visitantes e empresários interessados em participar do modelo de negócios compartilhados da EMBRAPII para o desenvolvimento de projetos de inovação.

O evento irá reunir os principais atores dos segmentos mecânico e de automação, que trocarão experiências e exibirão as atuais novidades do mercado. As Unidades EMBRAPII Coppe/UFRJ, CPqD, INT e DCC/UFMG terão representantes no estande coletivo da empresa para mostrar seus portfólios tecnológicos, além de mostrar como fazer para que o empresário invista nos projetos de inovação EMBRAPII. O Polo IF Espírito Santo também terá representantes aptos a esclarecer os visitantes. Entre os clientes do Polo IF está a ArcelorMittal, que é o patrocinador máster da feira. Com a empresa, foram firmados seis projetos de inovação no valor total de R$ 423 mil para desenvolver soluções na área de Metalurgia e Materiais.

Na parceria com a ArcelorMittal, os pesquisadores do Polo têm como foco o desenvolvimento de inovações que possam gerar redução de custos e elevação da qualidade de materiais, assim como a melhoria de aspectos relacionados à segurança do trabalho, controle ambiental, preservação de recursos como água e energia, entre outros. Outra meta do acordo assinado é promover a formação de novos pesquisadores, por meio da integração de alunos do Polo às equipes de desenvolvimento. “Iniciamos nossas atividades no começo de 2015 e este é nosso primeiro acordo com uma instituição acadêmica externa. Estamos muito felizes por dar este passo junto com o Polo, uma organização fundamental para a formação de profissionais e para a busca da inovação, alinhada, portanto, aos nossos principais objetivos”, disse Charles de Abreu Martins, gerente do centro de pesquisas da ArcelorMittal, no Espírito Santo.

Sobre a EMBRAPII – A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube