Polos Embrapii IF

PE – IF Sul de Minas

O Polo de Inovação Agroindustrial do Café faz parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Machado, Instituição Federal que trabalha com ensino superior, profissional técnico e tecnológico, em pesquisa e extensão há 60 anos e agora tem como uma de suas principais funções a Inovação Tecnológica.
Criado devido a sua expertise em trabalhos na área da cafeicultura empresarial e de qualidade, o Polo de Inovação Agroindustrial do Café, é um Polo de Inovação IF da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) que tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica selecionadas em suas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação. O Polo trabalha em cooperação com empresas do setor industrial, tendo como foco as suas demandas. O objetivo é de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas, tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Para atendimento as demandas de empresas o Polo de Inovação Agroindustrial do Café possui grande infraestrutura de funcionamento, como exemplo:
– Centro de Excelência em Cafeicultura
Com anfiteatro, salas de aula, secretaria, refeitório, mini-hotel e laboratórios.
– Centro de Validação Tecnológica
Unidade de validação de produtos para cafeicultura na Fazenda São Sebastião.
– Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT / Escritórios Locais de Inovação e Transferência de Tecnologia – ELITTs
– Laboratórios: Laboratório de Análises Físicas e Sensoriais, Laboratório de Análises Químicas, Laboratório de Análises de Solos e Tecido Vegetal, Laboratório de Fisiologia Vegetal, Biotecnologia e Cultura de Tecidos Vegetais, Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Laboratório de Classificação de Café, Laboratório de Torra e Moagem, Núcleo de Pós Colheita, Laboratório de Automação.
– Indústria Escola de Café
– Cafeteria Escola

A equipe é constituída por coordenadores, pesquisadores que conduzem projetos, empresas das mais diversas áreas da cafeicultura e uma equipe de apoio formada por técnicos de laboratório, estudantes/bolsistas e pessoal alocado pela empresa parceira.

Nossas linhas de trabalho são em:

“Indústria de torra e moagem de café”

“Indústria de máquinas e implementos”

O Polo de Inovação Agroindustrial do Café tem sede no Campus Machado, na cidade de Machado – MG. Para maiores informações, nosso contato é: