Polos Embrapii IF

PE – IFES

A iniciativa de criação de um Polo de Inovação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) começou em 2013, a fim de atender à demanda de inovação industrial tecnológica por meio da pesquisa aplicada no estado. A articulação entre pesquisadores e empresas fundamentou a proposta encaminhada à Embrapii, e resultou na aprovação da implantação do Polo Embrapii Ifes (PEIFES) na chamada pública 02/2014, para atuar na área de Metalurgia e Materiais.

O PEIFES faz parte do Polo de Inovação Vitória, uma estrutura do Ifes, conforme a portaria nº 819, de agosto de 2015, do Ministério da Educação (MEC). O PEIFES é fruto do termo de cooperação nº 03/2015 firmado entre a Embrapii e o Ifes, em outubro de 2015.

A equipe de pesquisa do PEIFES é constituída por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Metalurgia e Materiais, além de pesquisadores das Coordenadorias de Mecânica e de Metalurgia do Ifes, que lideram os projetos de PD&I desenvolvidos no âmbito do polo. Além dos pesquisadores, cada projeto conta com uma equipe de apoio, formada pela gestão do polo, técnicos de laboratório, estudantes/bolsistas e pessoal alocado pela empresa parceira.

A área de Metalurgia e Materiais do Ifes possui treze laboratórios disponibilizados para as atividades de PD&I do PEIFES. São eles: laboratório de Pirometalurgia, laboratório de Metalurgia Extrativa, laboratório de Plasma Aplicado, laboratório de Superfície, laboratório de Corrosão, laboratório de Análise Química, laboratório de Caracterização de Materiais, laboratório de Tribologia, laboratório de Propriedades Mecânicas, laboratório de Conformação Mecânica, laboratório de Metalografia, laboratório de Materiais Cerâmicos e laboratório de Microscopia eletrônica e microanálise.

O Polo de Inovação Vitória se situa no campus Vitória do Ifes, na cidade Vitória-ES. Mais informações em http://polo.ifes.edu.br. Entre em contato: polo.embrapii@ifes.edu.br ou 27 3331-2276.