Unidades Embrapii

ISI SISTEMAS EMBARCADOS

O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (ISI-SE), localizado em Florianópolis – SC, atua junto à indústria nacional no desenvolvimento e aplicação de conhecimento nas áreas de: Dispositivos e equipamentos para computação embarcada, Sistemas de aquisição e controle e Sistemas de análise de dados.

A visão do Instituto é servir de veículo para ajudar a traduzir resultados de pesquisa e desenvolvimento em inovações para o setor produtivo, apoiar a formação de novos negócios e inovação industrial e melhorar a competitividade global da economia através da inovação tecnológica de sistemas embarcados. O ISI-SE desenvolve soluções inovadoras em sistemas embarcados com foco na gestão de tempo, qualidade, custo e riscos, e busca soluções sob medida para diversos setores da indústria.

O ISI-SE possui projetos avançados em andamento para auxiliar as indústrias nacionais no desenvolvimento de novos produtos e melhoria de processos produtivos. Satélites, aeronaves não tripuladas, robôs submarinos e controle sem fio e conectividade de máquinas de construção são exemplos da experiência e da capacidade em sistemas semiautônomos e autônomos. O aumento da produtividade da indústria é alcançado através da aplicação de conceitos de manufatura avançada (indústria 4.0), por exemplo, no processo produtivo, cadeia de suprimento e controle de estoque. Em ambos os casos, produtos e processos, realiza-se, de forma customizada, o desenvolvimento de sistemas eletrônicos (hardware), sensorização, conectividade, armazenamento, uso de inteligência artificial em tempo real e na nuvem para transformar dados em informação e integração vertical e horizontal com aplicativos corporativos e de tomada de decisão.