Unidades Embrapii

Institutos Lactec

Desde 1959 no mercado, a história dos Institutos Lactec começa com a criação do Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar). Dele nasce a reconhecida competência em projetos para grandes obras hidrelétricas. Atividade que mais tarde foi somada à tradição do Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento (LAC), em 1982, e do Laboratório de Materiais e Estruturas (LAME), em 1994. A fusão de todas essas unidades, no final dos anos 90, e a criação do Laboratório de Mecânica e Emissões Veiculares (LEME), em 2000, deram origem aos Institutos Lactec, uma organização privada, sem fins lucrativos e autossustentável.

Com um quadro de mais de 500 funcionários, os Institutos Lactec são considerados um dos centros tecnológicos de maior corpo técnico próprio do país. Com equipe altamente capacitada e multidisciplinar, busca resultados de excelência em projetos de pesquisa e desenvolvimento, serviços tecnológicos, consultorias e capacitação para os mais diversos segmentos.

Nos últimos três anos foram desenvolvidos mais de 50 projetos de PD&I contratados por empresas, destacando-se: conector especializado para corte de fornecimento a clientes de baixa tensão; sensor de falta de energia em linhas aéreas de 13,8kV ~ 34,5Kv; transformador Inteligente para rede elétrica de média e baixa tensão; medidor eletrônico inteligente de energia elétrica para Smart Grids; e desenvolvimento de proteção para geração.

As cinco unidades dos Institutos Lactec – Cehpar, LAC, Lame, Leme e Sede – estão localizadas na cidade de Curitiba e distribuídas em uma área construída de 34,5 mil m². Essa estrutura abriga cerca de 25 laboratórios em que são realizadas pesquisas, ensaios, testes e análises qualificadas para todo o Brasil, nos seguintes segmentos:

  • Eletricidade – geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
  • Eletrônica – desenvolvimento de sistemas e dispositivos eletrônicos incluindo telecomunicações – tecnologias de suporte e sistemas de comunicação; e informática – tecnologia da informação;
  • Derivados do petróleo – óleos minerais isolantes e lubrificantes, combustíveis;
  • Automotiva – emissões em motores à gasolina, álcool, gás, diesel e biodiesel;
  • Meio ambiente – recursos hídricos e ar atmosférico;
  • Construção civil – estruturas, solos e concreto.

 

Para mais detalhes sobre os Institutos Lactec, visite www.institutoslactec.org.br