Linhas de Atuação

Materiais Granulares

Os materiais granulares são particulados, quimicamente inertes ou quase inertes utilizados em combinação com ligantes ou isoladamente. Eles incluem agregados para argamassas, concreto, camadas de misturas asfálticas, bases e sub-bases de pavimentos, lastro ferroviário, sistemas de drenagem, além de fileres com empregos diversos, inclusive na substituição de ligantes orgânicos e inorgânicos. Possui capacitação para pesquisa e desenvolvimento inovadores em desenvolvimento de soluções otimizadas de materiais granulares para diferentes aplicações, incluindo processamento mineral. Os processos de otimização podem ter objetivos diversos como reduções de teor de ligante, reduções de custo e ganhos de produtividade importantes na produção de materiais cimentícios, concretos asfálticos, sistemas drenantes etc.

A equipe tem experiência e interesse no desenvolvimento de agregados e fileres, bem como rotas de processamento, a partir de resíduos de outros processos industriais, sendo dotado de metodologia própria para amostragem, caracterização da matéria prima e sua variabilidade, identificação de aplicações onde o produto pode ter melhor desempenho técnico, maior competitividade econômica e menor impacto ambiental.

O desenvolvimento de agregados artificiais com propriedades especiais, como os agregados leves produzidos por calcinação ou por moldagem, inclusive de resíduos é também área de interesse. O desenvolvimento de técnicas e ferramentas adequadas para a caracterização e controle de qualidade compatível com as necessidades dos clientes e que tenham custos viáveis é também tema de trabalho. Para execução destas atividades a Unidade possui campo multidisciplinar envolvendo especialistas em processamento de minérios e especialistas na aplicação.