Polos Embrapii IF

PE – IFPB

O Instituto Federal da Paraíba é uma instituição centenária com forte vínculo com a Indústria desde a sua origem, tendo sido denominada inclusive como Escola Técnica Industrial ao longo da sua história.

No início dos anos 60, a já então Escola Técnica Federal da Paraíba (ETF-PB) transfere-se da para um nova estrutura, hoje, Campus de João Pessoa, local do Polo de Inovação Embrapii João Pessoa.

A relevante atuação da Instituição no desenvolvimento de projetos de PD&I proporcionou-lhe o credenciamento como Polo de Inovação Embrapii. Além da consequência direta do credenciamento do Polo, o volume de recursos financeiros oriundos de empresas do setor industrial nestes projetos viabilizou a criação de estruturas voltadas exclusivamente para a interação com empresas.

A Equipe de pesquisadores que compõe o Polo possui experiência tanto em projetos de PD&I quanto em projetos de capacitação de recursos humanos, vários deles com experiência prévia na indústria, antes do seu ingresso na instituição. Este tipo de experiência representa um diferencial muito importante para executar PD&I de forma profissional, integrada a processos de gestão ágeis e efetivos.

Dentre os projetos já executados pelo IFPB – Campus João Pessoa, a maioria está ligada a tecnologias necessárias para a execução das sublinhas definidas sob a área de competência de credenciamento do Polo em Sistemas para Manufatura. Destacam-se neste contexto tecnologias como Software Embarcado, Eletrônica e Sistemas Inteligentes.

O IFPB – Campus João Pessoa possui infraestrutura própria com espaço físico e equipamentos de última geração adequados para a execução com sucesso de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de competência credenciada. Alguns dos laboratórios disponíveis para o Polo EMBRAPII são listados a seguir:

• Laboratório Assert – Laboratório construído exclusivamente para a gestão e execução de projetos de PD&I e principal ferramenta de atuação do Polo EMBRAPII do IFPB-JP para execução de projetos e como centro operacional do polo. Toda a estrutura possui controle de acesso e circuito fechado de vigilância, conexão à Internet em fibra óptica e computadores de última geração. Possui ainda sala dedicada para um servidor exclusivo, recepção e estúdio para gravação de conteúdo para ensino à distância e uma sala para reuniões com isolamento acústico e equipamento profissional para videoconferência;
• Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) – Laboratório atuante nas linhas de pesquisas relacionadas à Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação, acrescido da área de Robótica, envolvendo uma gama de diversidade de aplicações, compatíveis com o ambiente no qual o IFPB encontra-se inserido;
• Laboratório de Acionamentos Controle e Automação (LACA) – laboratório atuante nas linhas de pesquisas relacionadas a aplicações de eletrônica de potência em sistemas de energia e também nas áreas de automação, instrumentação e controle de processos industriais;
• Laboratório de Automação de Processos e Manufatura Integrada – Laboratório onde se desenvolvem pesquisas nas áreas de sistemas de visão de máquina, sistemas de visão aplicada à Robótica e sistemas de visão para inspeção de peças e montagem de conjuntos mecânicos;
• Laboratório de Eletrônica – Laboratório com foco no ensaio e desenvolvimento de circuitos eletrônicos