Unidades Embrapii

Senai/Polímeros

O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros é uma evolução do Centro Tecnológico de Polímeros SENAI – CETEPO, fundado em 1992. A inovação está no DNA deste Instituto. Seus projetos em pesquisa aplicada, envolvendo soluções tecnológicas inovadoras para a indústria da borracha, iniciaram em 1994.

Localizado em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, conta com uma área construída de aproximadamente 1.800 m², sendo que 650 m² estão destinados a laboratórios com equipamentos modernos. Nesta estrutura são realizados uma ampla gama de ensaios químicos, físico-químicos, físico-mecânicos, análises instrumentais (TGA, DSC, HPLC, GC-TEA, CG-FID, CG-ECD, CG-TCD, GC-MS e Headspace, FTIR, ICP-OES e UV-VIS), microscópia óptica e eletrônica, ensaios de envelhecimento acelerado (calor, frio, ozônio, intemperismo Xenon Test, intemperismo UV, névoa salina, resistência a ciclos climáticos, biodegradabilidade, compostagem e ecotoxidade de termoplásticos), ensaios reológicos, dinâmico-mecânicos (MTS e DMA), processamento de polímeros e de avaliação de produtos acabados (tintas, próteses mamárias,).

O Instituto possui equipe qualificada para operação de sua estrutura e desenvolvimento das diferentes atividades, como: desenvolvimento de projetos de inovação, serviços metrológicos, consultorias em tecnologia, educação e informação tecnológica, programas de comparação interlaboratorial, produção de materiais de referência, pesquisa aplicada e, desenvolvimento.

Para proporcionar adequadas condições de expansão das atividades técnicas e tecnológicas, em especial à pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, um novo prédio com área total de 4.994,6m² foi construído.

Para maiores detalhes sobre o ISI Engenharia de Polímeros, visite: www.cetepo.rs.senai.br