Unidades Embrapii

POLO/UFSC

O POLO – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica foi fundado em 1982 por professores da área de Ciências Térmicas do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os projetos vinculados a empresas são desenvolvidos continuamente pelos pesquisadores e técnicos altamente qualificados para o desenvolvimento de tecnologias de forma inovadora, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, além de promover parcerias para o desenvolvimento de projetos que atendam às necessidades empresariais de agregação de valor.

O POLO/UFSC possui uma estrutura laboratorial bastante completa para a realização de serviços tecnológicos, sendo o único centro de pesquisa no Brasil a dispor de câmaras de testes de refrigeração, construídas segundo as especificações ISO, ASHRAE, NBR e PrEN, e de calorímetros para a caracterizar o comportamento de compressores e trocadores de calor. Além disso, o POLO também dispõe de um túnel de vento, construído segundo as especificações da ANSI/AMCA para caracterizar o comportamento de ventiladores axiais.

Como resultado da alta qualidade das pesquisas realizadas pelo POLO, tem-se estabelecido diversas parcerias com grandes companhias, tais como Embraco, Whirlpool, Bosch, Electrolux, Metalfrio, Embraer, WEG e Petrobrás.

As linhas de pesquisa do POLO/UFSC são:

  • Novas Tecnologias
  • Eficiência Energética e Impacto Ambiental
  • Conforto Acústico
  • Confiabilidade de Componentes e Sistemas
  • Avaliação e Certificação

 

Para maiores detalhes sobre o POLO/UFSC, visite: www.polo.ufsc.br