Unidades Embrapii

CNPEM

O Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) foi concebido em 1997, comprometido com investigações estratégicas para o desenvolvimento do país, em instalações abertas ao uso da comunidade científica, acadêmica e empresarial.

Esse modelo de organização permitiu aos pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa de todo o país – e do exterior – desenvolver investigações no estado da arte do conhecimento das propriedades físicas, biológicas e químicas de materiais sólidos, líquidos e gasosos. O mesmo modelo foi reproduzido nos outros três Laboratórios Nacionais que, ao longo dos últimos 17 anos, foram se formando em torno do LNLS:

  • Laboratório Nacional de Biociências (LNBio),
  • Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e
  • Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

A diversificação das áreas de atuação dos Laboratórios levou a organização a se denominar: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), expressando o novo escopo científico e tecnológico do complexo de pesquisas em campos de interesse estratégico para o Brasil.

O CNPEM é uma Organização Social que atua no desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação. Possui um quadro multidisciplinar de recursos humanos, integrando pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, engenheiros, analistas e técnicos, que trabalham de forma integrada.

Para maiores detalhes do CNPEM, visite www.cnpem.br