A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, é Unidade EMBRAPII credenciada para atuar com Biocontroladores e processos biotecnológicos no manejo sustentável de pragas agrícolas.

A unidade ESALQ é um centro de inovação com grande capacidade técnica para resolver as demandas das empresas por soluções tecnológicas no desenvolvimento de produtos biológicos, feromônios e processos biotecnológicos para o manejo de controle de pragas agrícolas. As subáreas envolvidas nos projetos de pesquisa são:

  • Produtos biológicos para o controle de pragas agrícolas à base de microrganismos, parasitoides e predadores
  • Feromônios sexuais para o monitoramento, captura massal ou confundimento de insetos pragas
  • Produtos à base de substâncias atraentes e repelentes
  • Produtos naturais oriundos de plantas inseticidas
  • Programas para manejo de pragas e resistência de pragas a inseticidas e plantas geneticamente modificadas
  • Bioprocessos e biotecnologia no manejo sustentável de pragas

O destaque fica para dois projetos já realizados em parceria com a EMBRAPII:

  • Desenvolvimento de um inoculante a base de fungos entomopatogênicos para cana-de-açúcar com a empresa Simbiose Biotecnologia.
  • Desenvolvimento de um programa de controle biológico de pragas de tabaco com parasitoides e predadores com a empresa Philip Morris Brasil.

Sobre a ESALQ
Localizada em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, a ESALQ é uma instituição pública, que recebe diariamente cerca de 2.000 estudantes de graduação e 1.000 pós-graduandos, além de pós-doutores, jovens pesquisadores e participantes de cursos de pós-graduação lato sensu. A população discente tem oportunidades de vivência internacional a partir de programas de intercâmbio e de dupla-diplomação, além de uma sólida formação com práticas em campo, estágios dentro e fora da universidade, atividades extra-curriculares e apoio integral dos professores, o que garante formação profissional diferenciada.

Sobre a Unidade ESALQ/USP

Site: http://www.lea.esalq.usp.br/

Contato: Ítalo Delalíbera Jr

E-mail: delalibera@usp.br

Endereço: Avenida Pádua Dias, 11

CEP: 13418-900

Cidade: Piracicaba

Estado: SP

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Lab2mkt

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube