O Inatel é credenciado pela EMBRAPII para atendimento à área de Comunicações Digitais e Radiofrequência, como desenvolvimento de dispositivos de Comunicação Digital e Radiofrequência, Sistemas de Monitoramento Remoto e Arquiteturas e dispositivos de redes de alta densidade (IoT).

Atua de maneira multidisciplinar englobando concepção, desenvolvimento de protótipos (design, mecânica e eletrônica, hardware, firmware e software) e ensaios e testes, com equipe dedicada ao desenvolvimento de projetos com indústrias.

Destaque para dois projetos já realizados em parceria com a EMBRAPII:

  • Soluções de Cidades Inteligentes (Smart Cities), com a empresa Ericsson
  • Solução de Localização de Pessoas, com a empresa Foxconn

Sobre o Inatel
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel é uma Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa, devidamente credenciada como tal pelo MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Criado em 1965, o Inatel está localizado no sul de Minas Gerais, em Santa Rita do Sapucaí, costumeiramente denominada “O Vale da Eletrônica”. A instituição, que se dedica ao ensino e à pesquisa, bem como ao desenvolvimento tecnológico e à extensão comunitária é, há mais de 50 anos, uma das principais fontes de formação de profissionais na área de tecnologia, inclusive em TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) da região, hoje conhecida como Polo de Excelência de Eletrônica e Telecomunicações.

A integração das atividades de pesquisa com a área de desenvolvimento tecnológico fez surgir, dentro da estrutura do Inatel, como organismo interno, um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, denominado Inatel Competence Center (ICC), que é voltado ao atendimento de diversas demandas do mercado brasileiro e do exterior. Este centro atua, há mais de 30 anos, como uma extensão dos centros de pesquisa e desenvolvimento de diversas empresas nacionais e multinacionais, contando hoje com aproximadamente 500 profissionais, especialistas, mestres e doutores, que desenvolvem atividades nas áreas de PD&I em hardware, software, ensaios, certificação e calibração de equipamentos, consultoria, treinamento, serviços tecnológicos e projetos.

O Inatel tem expertise em desenvolver soluções para: Segurança eletrônica, Gerência de equipamentos e rede de telecomunicações, Comunicação Digital, Radiofrequência, Redes de alta densidade, Comunicação Banda Larga Sem Fio, Transmissão e Recepção de Sinais de TV Digital, IoT / IoE / M2M, IPTV / OTT / VoD, OSS/BSS, Equipamentos Eletroeletrônicos, Sistemas Microcontrolados e Microprocessados, Cloud Computing, Automação Industrial, Engenharia Biomédica, Smart Grid, Cidades Digitais, Segurança da Informação, Controle de Acesso, Gerenciamento de Dispositivos, Banco de Dados, Aplicativos móveis, Integração de Sistemas, Microeletrônica, Radiofrequência, Sistemas Web, Aplicativos desktop, Tarifação e outros.

Depoimentos

Sandro Duarte Azevedo, Inatel | 6º Encontro de Unidades

Especialista de Negócios da Inatel Tecnologias, comentou sobre a área de atuação de sua Unidade EMBRAPII, que tem expertise em desenvolver soluções para segurança eletrônica, gerência de equipamentos e rede de telecomunicações, comunicação digital, radiofrequência entre outras.

Sobre a Unidade Inatel

Site: https://inatel.br/icc/

Contato: Sandro Duarte Azevedo

E-mail: sandro_duarte@inatel.br

Endereço: Av. João de Camargo, 510 - Centro

CEP: 37540-000

Cidade: Santa Rita do Sapucaí

Estado: MG

Redes Embrapii

Rede MCTI Embrapii de Inovação em IA
Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Transformação Digital
Rede de Inovação em Mobilidade Rota 2030
PPI IoT/Manufatura 4.0
Lab2mkt

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Unidade EMBRAPII habilitada no PPI IOT/Manufatura 4.0

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube