O POLO/UFSC – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica – é Unidade EMBRAPII credenciada em Tecnologias em Refrigeração nas áreas de: Novas Tecnologias, Eficiência Energética e Impacto Ambiental, Conforto Acústico, Confiabilidade de Componentes e Sistemas, Avaliação e Certificação.

O POLO/UFSC é o único Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que é também uma Unidade EMBRAPII e vice-versa. Isso significa que o POLO/UFSC combina harmonicamente atividades científicas e tecnológicas, formando recursos humanos da melhor qualidade ao mesmo tempo em que atende as demandas do setor empresarial.

Infraestrutura laboratorial
O POLO/UFSC possui uma ampla estrutura laboratorial, sendo o único centro de pesquisa no Brasil a dispor de câmaras climatizadas, construídas segundo as especificações da ISO, ASHRAE, NBR e PrEN. Conta ainda com calorímetros para caracterizar o comportamento de compressores e de trocadores de calor. Além disso, o POLO/UFSC possui um túnel de vento, construído segundo as especificações da ANSI/AMCA, para caracterizar o comportamento hidrodinâmico de ventiladores e de unidades condensadoras.

Projeto desenvolvido com a EMBRAPII
Vários produtos inovadores atualmente comercializados contaram com o apoio do POLO/UFSC nas diversas fases do seu desenvolvimento. O compressor Wisemotion, é o mais recente e de maior impacto. Trata-se de um compressor que não utiliza óleo lubrificante e que conta com acionamento linear e controle de capacidade.

Sobre o POLO/UFSC
Fundado em 1982 por professores da área de Ciências Térmicas do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, o POLO/UFSC possui parcerias de médio e longo prazo com empresas do Brasil e do exterior. É digna de nota a parceria estabelecida, em 1982, com a Embraco S.A. que perdura, de forma contínua, até os dias atuais. Outras parcerias, não menos importantes, são mantidas com a Whirlpool, Embraer, Petrobrás, VMG-Aires, Fanem, Coca-Cola, Panasonic, Haceb, Indurama, BSH, Liebherr, entre outras empresas.

Sobre a Unidade POLO/UFSC

Site: http://polo.ufsc.br/institucional/unidade-embrapii.html

Contato: Nara Santos

E-mail: embrapii@polo.ufsc.br

Telefone: 48 3721-7929

Endereço: Campus Universitário UFSC - Trindade

CEP: 88040-900

Cidade: Florianópolis

Estado: SC

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Rede de Inovação em Mobilidade Rota 2030

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube