Parceria fortalece inovação no setor farmacêutico com foco em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I)
A Embrapii acaba de assinar um acordo de cooperação com o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos). A parceria foi formalizada durante a 3ª Edição da Cúpula Brasileira de Inovação em Saúde, realizada em São Paulo, e contou com a presença do presidente da Embrapii, Alvaro Prata, e do presidente-executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.
O acordo tem como objetivo estabelecer uma aliança estratégica entre as Unidades Embrapii e as empresas associadas ao Sindusfarma, criando uma sinergia para fortalecer a colaboração entre ambas. Por meio dessa parceria, o sindicato busca apoiar e estimular projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) que promovam a interação das Unidades Embrapii com o setor empresarial, criando um ambiente favorável para a pesquisa e a realização de projetos conjuntos. As Unidades Embrapii, por sua vez, se comprometem a se tornar referência em atividades de P,D&I no setor farmacêutico.
Vale lembrar que o setor de Saúde é o segundo que mais utiliza o modelo Embrapii (312 projetos, com 275 empresas, 111 depósitos de PI e um total de R$ 332 milhões em PD&I), representando aproximadamente 11,43% dos projetos contratados (próximo ao primeiro, Agroindústria/Alimentos e Bebidas, com 14,8%). Desse montante, R$ 75 milhões foram investidos em projetos voltados para fármacos, desenvolvidos com 14 Unidades Embrapii.
PAINEL
No mesmo evento, no dia 11, o diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth, participou do painel “Ambientes de Inovação na Promoção de Colaborações Eficazes”. Também participaram o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o presidente da Fundação Fórum Campinas, Eduardo Amaral, e o CEO de Negócios no Parque de Inovação de São José dos Campos, Marcelo Nunes. A conversa foi mediada pela coordenadora do LNBio/CNPEM, Daniela Barretto Barbosa Trivella.