O CPqD é unidade credenciada da EMBRAPII desde 2014 na área de Comunicações Ópticas, fruto do reconhecimento da liderança tecnológica e do grande número de publicações, pedidos de patentes e tecnologias desenvolvidas e licenciadas para a indústria. Atua nos setores: Dispositivos e Equipamentos (Fotônica), Meios Físicos (Fibras e Cabos), Sensores ópticos (óleo e gás, utilities, mineração, aeronáutico, agronegócio) e Integração Comunicações Ópticas e Sem-Fio: Comunicação entre objetos, Internet das Coisas (IoT), Advanced Analytics, Computação Cognitiva (Fala e Visão), Blockchain.

Desde então, a Unidade EMBRAPII CPqD já realizou mais de 30 projetos de inovação para clientes e parceiros que vão muito além do domínio de rede e conectividade (dispositivos, equipamentos, meios físicos e sensores ópticos), cobrindo também os domínios dos “dispositivos e terminais” e embarcando capacidades de comunicação e inteligência e das aplicações, gerando valor com os dados coletados.

Destaque para dois projetos feitos em parceria com a EMBRAPII:

  • Internet das coisas: desenvolvimento e evolução de dispositivos BLE (Bluetooth Low Energy) para IoT, o primeiro fabricado no país.
  • Cidades Inteligentes: desenvolvimento de estação meteorológica de baixo custo.

Sobre o CPqD
Com mais de 40 anos em operação, o CPqD se destaca como um dos principais centros de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina. A base tecnológica do CPqD contempla temas prospectivos (futuras transições tecnológicas) e temas atuais de mercado (conectividade, IoT, analytics e inteligência artificial), os quais possibilitam desenvolver projetos de inovação visando a transformação digital da indústria, do agronegócio, das cidades e da saúde, promovendo novos patamares de eficiência e competitividade, novas experiências aos clientes ou novos modelos de negócio.