O Polo de Inovação IFMG é credenciado como Unidade EMBRAPII para executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de competência Sistemas Automotivos Inteligentes, tendo como subáreas: Aplicações Embarcadas e Protocolos de Comunicação Inter e Extra Veicular.

Destaque para dois projetos já realizados em parceria com a EMBRAPII:

  • Semáforo inteligente para controle de fluxo mediante detecção de presença
  • Sistema Inteligente de Ponto Eletrônico e Produção Integrado a Veículo Automotor para Ambientes de Baixa Conectividade

Sobre o Polo de Inovação IFMG:
O Polo de Inovação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sediado no Campus Formiga-MG, é um ente organizacional conforme definido pela Portaria 19/2015 do Ministério da Educação. Sua estrutura organizacional é composta por uma Diretoria-Geral, uma Coordenadoria de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I e duas outras coordenadorias dedicadas às áreas Administrativa e Financeira. Além disso, o polo conta com o suporte do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFMG) e da renomada Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE).

Tendo como foco o desenvolvimento de softwares e sistemas veiculares, o Polo de Inovação IFMG conta com um qualificado e multidisciplinar corpo de docentes/pesquisadores, composto por cientistas da computação, engenheiros, físicos, administradores, dentre outros. Os pesquisadores trabalham em laboratórios de computação científica equipados com equipamentos e softwares de ponta para o desenvolvimento dos projetos de PD&I, além do Laboratório de Sistemas Automotivos Inteligentes.