A Unidade EMBRAPII IFES é credenciada por intermédio do Polo de Inovação Vitória, para atendimento à área de competência de Metalurgia e Materiais, com desenvolvimento de projetos nas seguintes subáreas: Processos metalúrgicos; Ligas metálicas; e Materiais cerâmicos e compósitos.

O IFES busca fazer a ponte entre a pesquisa fundamental básica e a aplicação industrial final, atuando no chamado “Vale da Morte” do nível de maturidade de uma tecnologia ou processo produtivo. Os projetos de pesquisa tecnológicos inovadores estão sempre associados ao interesse específico da empresa parceira, e voltados para o mercado consumidor.

Dois exemplos de projetos:

  • Implantação de processo hidrometalúrgico sustentável de reciclagem de pasta de baterias chumbo-ácido em planta piloto não comercial.
    Implantar em escala de planta piloto, não comercial, um processo pioneiro de reciclagem de pasta de bateria chumbo-ácido, sustentável e econômico, baseado na hidrometalurgia via ácido cítrico, que apresenta as vantagens de melhorar o desempenho da bateria, economizar energia e não emitir poluentes gasosos perigosos.
  • Desenvolvimento de material resistente ao desgaste para aplicação placas de chutes de transferência com uso de tribômetro de tambor impulsor.
    Desenvolver tribômetro capaz de reproduzir os mecanismos de desgaste concorrentes que atuam na mineração e propor tratamento térmico adequado para os materiais já empregados em chutes de transferência de minério de ferro que gere ganho de resistência ao desgaste.

Atuação no ROTA 2030

  • Em 2018, o Polo de Inovação Ifes realizou um projeto de Desenvolvimento de Aços Compósitos de baixa densidade;
  • O projeto teve como objetivo o Desenvolvimento de um aço compósito nanoestruturado de matriz ferrítica reforçada com Boreto de Titânio (TiB2), empregando-se a técnica de metalurgia do pó para síntese, e caracterizações avançadas para análise das nanoestruturas formadas;
  • Inovação Esperada deste projeto foi o desenvolvimento de aços nanoestruturados de baixa densidade aplicando-se uma metodologia inovadora, que reúne a técnica de metalurgia do pó e caracterizações macro, micro e nanoestruturais avançadas.

Depoimentos

Marcelo Lucas, do IFES | 7º Encontro de Unidades EMBRAPII

Sobre a Unidade IFES

Site: https://polo.ifes.edu.br/index.php/polo-embrapii-ifes

Contato: Marcelo P. Machado

E-mail: marcelolucas@ifes.edu.br

Endereço: Av. Vitória, 1729 - Jucutuquara

CEP: 29040-780

Cidade: Vitória

Estado: ES

Áreas de atuação

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube