O LAMEF/UFGRS (Laboratório de Metalurgia Física) é habilitado para desenvolver projetos em PD&I na área de Tecnologia e Integridade de Dutos, que envolve as subáreas de Integridade Estrutural, Controle e Monitoramento, Confiabilidade, Desenvolvimento de Novos Materiais, Desenvolvimento de Sistemas de Inspeção, Técnicas não destrutivas e Homologação de Componentes.

Confira alguns projetos desenvolvidos pela parceria:

  • Projeto de Confiabilidade de sistemas de monitoramento estrutural (SHM) utilizando Lamb Waves e estabelecimento de metodologia padrão para probabilidade de detecção (POD) de SHM, com a empresa Embraer.
  • Projeto de avaliação da vida em fadiga de dutos flexíveis utilizando curvas SN das armaduras metálicas e estabelecimento de metodologia padrão de testes e análises, com a empresa Technip FMC.

 

Sobre o LAMEF/UFGRS
O LAMEF/UFGRS é um laboratório vinculado à Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é altamente focado na interação com o setor produtivo, tem larga experiência na execução de serviços tecnológicos e no desenvolvimento de projetos de inovação. Destaca-se em diversas áreas de atuação em especial na área Petroquímica. Além de forte vínculo com diversas áreas da Petrobras, tem atuação muito estreita com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento (AGDI), com a REDE PETRO-RS e com o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).