A Unidade INERGE-UFJF é credenciada para atuar na área de Tecnologias para Sistemas Elétricos de Potência, o quê contemplando a expertise dos pesquisadores INERGE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia Elétrica) na execução de projetos de P,D&I para atender demandas de empresas de geração, transmissão, distribuição, operação e regulação de energia elétrica e renováveis, desde 2009. As sublinhas de atuação da unidade são as seguintes:

Recursos energéticos distribuídos: esta sublinha engloba o desenvolvimento de soluções, ferramentas e sistemas computacionais/softwares para gerenciamento de recursos energéticos distribuídos, envolvendo geração distribuída, armazenamento de energia (baterias), veículos elétricos inteligentes e big data em redes elétricas, contemplando a otimização e a gestão ativa de redes incluindo fontes alternativas. Adicionalmente, engloba o uso de simulação em tempo real (RTDS), digital twin e blockchain.

Equipamentos eletro-eletrônicos, ópticos e de telecomunicações: esta sublinha engloba o desenvolvimento de soluções, equipamentos eletroeletrônicos, de telecomunicações (5G e 6G), IoT e eletrônica de potência para monitoração, supervisão e controle dos sistemas de energia, do sensoriamento (incluindo sensores óticos), aos sistemas de transmissão da informação por fio ou sem fio, considerando privacidade e segurança da informação. Destaca-se também a capacidade de construção de hardware, firmware e de desenvolvimento de algoritmos de processamento de sinais e máquina de aprendizagem para sistemas elétricos de potência.

Manutenção, supervisão e inspeção de ativos: esta sublinha engloba o  desenvolvimento de soluções, ferramentas e softwares para a vistoria e identificação de problemas e, consequentemente,  a manutenção de ativos em sistemas elétricos de potência, principalmente para os ativos em locais de difícil acesso, os quais geram custos e riscos aos envolvidos, incluindo a digitalização dos sistemas elétricos de potência.  Para tanto, compreende a utilização de ferramentas de robótica, inteligência computacional, software e sensoriamento avançado.

A Unidade INERGE/UFJF dispõe de uma infraestrutura de pesquisa diferenciada, a qual é composta por onze laboratórios complementares para desenvolver processos, produtos e soluções para os Sistemas Elétricos de Potência, a qual resulta num ambiente favorável para a pesquisa e inovação para cooperação e parcerias com indústrias nacionais e internacionais.
Seguindo pelo caminho da excelência, a Unidade personaliza suas execuções para atender diferencialmente cada empresa, sempre buscando uma gestão ágil de todos os processos. Todos nossos trabalhos são feitos com sinergia, transparência, respeito, responsabilidade e compromisso com prazos e entregas.

Sobre a Unidade INERGE/UFJF

Site: https://www2.ufjf.br/inerge/unidade-embrapii/

Contato: Prof. Moisés Vidal Ribeiro

E-mail: inerge.embrapii@engenharia.ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3485

Endereço: Faculdade de Engenharia – Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) Campus Universitário – Plataforma 5, Galpão 3 – sala 217 Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro

CEP: 36036-900

Cidade: Juiz de Fora

Estado: MG

Áreas de atuação

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube