O Instituto de Biologia Molecular do Paraná está localizado em Curitiba/PR. Com uma área produtiva, ampla e moderna, o IBMP atua no desenvolvimento tecnológico, inovação e produção industrial de soluções para a saúde, voltadas, prioritariamente às ações de saúde pública do Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualificado como Instituição Científica e Tecnológica (ICT), o IBMP emprega na gestão de sua estrutura laboratorial os princípios do sistema 5S, Boas Práticas Laboratoriais e de Biossegurança e está equipada para o desenvolvimento de produtos em diagnóstico molecular em PCR em tempo real, Imunoensaios, prototipagem de instrumentos e dispositivos médicos, produção de proteínas heterólogas em sistemas eucariotos e procariotos com finalidade terapêutica. Atualmente o setor de Desenvolvimento Tecnológico possui 34 colaboradores diretos, sendo 26 doutores que atuam em áreas de conhecimento complementares. Além de contar com a expertise das áreas de suporte do IBMP, que completam a cadeia de valor do desenvolvimento de produtos, tais como logística, jurídico, assuntos regulatórios, garantia e controle da qualidade e produção industrial em Boas Prática de Fabricação.

O sistema do IBMP aplica ferramentas de gestão de portfólio, modelo este baseado no conceito de gestão ativa, focado em eficiência e busca por resultados de qualidade. Este conceito é inspirado no método de gestão pelo PDCA (Plan, Do, Check e Act) que é amplamente utilizado com sucesso em gestão de empresas. Como consequência, um sistema de acompanhamento dos projetos de produtos é utilizado, organizando o desenvolvimento por níveis de maturidade tecnológica a fim de padronizar a escala de maturidade, definir requisitos de entrega por nível de tecnologia e determinar a priorização do acompanhamento da carteira com base no progresso tecnológico dos produto nas seguintes linhas:

Desenvolvimento de produtos para Diagnóstico Molecular

Na área de diagnóstico molecular, com a detecção de DNA ou RNA temos iniciativas para atender diversas demandas de interesse da saúde pública, em laboratórios centrais ou direto nos locais de necessidade (POC, Point-of-Care). Aplicações em doenças crônicas não transmissíveis ou doenças infecciosas de alta incidência ou negligenciadas.

Desenvolvimento de produtos para Diagnóstico por Imunoensaio

Realiza também o desenvolvimento de produtos para identificação de resposta imunológica e de detecção de antígenos, em plataformas de imunocromatografia de fluxo lateral (Teste Rápido). Tendo a capacidade desenvolvimento das moléculas de captura, padronização do ensaio, avaliação em contexto clínico e teste de estabilidade em condições BPL.

Desenvolvimento de insumos biotecnológicos

Outros insumos são necessários em produtos biotecnológicos, como tampões, sais, proteínas, enzimas, oligonucleotídeos entre outros. Com a capacidade de desenvolvimento de moléculas o IBMP pode realizar o ciclo completo de desenvolvimento da molécula, reação, formulação e produção em Boas Práticas de Fabricação para uso em diagnóstico. Possibilitando com estes aprimorar testes diagnósticos, utilizar enzimas para ensaios, obter robustez entre lotes produtivos com alta confiança técnica.

Desenvolvimento de Moléculas terapêuticas

Várias são as etapas para que o desenvolvimento de moléculas terapêuticas obtidas através de rota biotecnológica, seja plenamente alcançado. Neste campo investiu-se em uma equipe especializada, bem como em infraestrutura para assegurar competência no desenvolvimento de novas proteínas aplicáveis a doenças socialmente e financeiramente onerosas para a população brasileira. Este segmento possibilita produção de moléculas para diagnóstico, anticorpos, além de biomoléculas com outras finalidades.

Há estabelecida uma rotina de desenvolvimento tecnológico de novas moléculas, linhagens celulares, processos produtivos, realização de provas de conceito e ensaios em modelos animais. Possuindo uma estrutura avançada para desenvolvimento e otimização de condições de produção de biomoléculas, tanto em hospedeiros procariotos (bactérias) como eucariotos (células de mamíferos). Com capacidade de implementar os principais modelos de produção (batelada, batelada-alimentada e perfusão), juntamente ao processamento downstream do produto na condição mais adequada para a biomolécula em questão (bioprocesso contínuo, semi-contínuo e descontínuo).

Sublinhas de Atuação EMBRAPII.

  • Teste Imunoensaio: Desenvolvimento de Teste rápido para detecção de resposta imunológica para COVID-19. Uso de epítopos identificados por diferentes metodologias, peptídeos, antígenos quiméricos.
  • Testes Moleculares para atender demandas de interesse da saúde pública, em laboratórios centrais ou direto nos locais de necessidade (POC, Point-of-Care). Equipamento: Prototipagem de de PCR/Leitor (PCR point of care) para teste de amplificação isotérmica Teste amplificação isotérmica .

Sobre o IBMP

O IBMP é qualificado como Instituição Científica e Tecnológica (ICT). A capacidade científica e tecnológica do IBMP sustenta-se por seus laboratórios e equipamentos de ponta, mas sobretudo pelos recursos humanos altamente qualificados. A sua unidade de Desenvolvimento Tecnológico (DT), desde a criação do instituto, possui foco na aplicação dos conhecimentos disponíveis ou gerados até a transferência do produto para a etapa de produção industrial e efetiva inovação para o mercado.

Sobre a Unidade IBMP

Site: http://www.ibmp.org.br/pt-br/

Contato: Raquel de Oliveira Souza Moreira

E-mail: unidade.embrapii@ibmp.org.br

Endereço: R PROFESSOR ALGACYR MUNHOZ MADER, 3775 PREDIO C1 e D (2o andar)

CEP: 81350-010

Cidade: Curitiba

Estado: PR

Áreas de atuação

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube