O LESC/UFC é uma Unidade EMBRAPII credenciada para atuar na área de sistemas embarcados de alta complexidade, com foco nas áreas de hardware, firmware e desenvolvimento de sistemas embarcados. Além disso, esta unidade tem capacidade para atuar na área de processamento digital de imagens e sinais, engenharia biomédica e sistemas de computadores tolerantes à falha.

O LESC tem sua história baseada na relação com a indústria. Desde a sua fundação, os projetos conduzidos têm íntima relação com desenvolvimento de soluções de produtos ligados a temas inovadores. São mais de 15 anos de projetos, em que foram desenvolvidas várias soluções, das quais muitas delas tornaram-se produtos de mercado, enquanto outras tornaram-se partes de produtos.

O LESC conta com uma equipe de 48 colaboradores, sendo 11 professores 40h DE, 3 servidores engenheiros 40h, e os demais 34 colaboradores são: engenheiros de desenvolvimento, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação. Esta composição constituída por acadêmicos e engenheiros dedicados em tempo integral, reflete o fato de que as atividades incluem não somente a pesquisa acadêmica, mas também um lugar em que a alta tecnologia é desenvolvida. O LESC dispõe de um prédio de 1200 m2, dividido em 3 andares, nos quais constam 8 laboratórios, auditório, salas de reuniões e gabinetes de professores. Muitas atividades de desenvolvimento realizadas no laboratório beneficiam-se dos resultados das pesquisas, sendo um este o ponto inicial no processo de desenvolvimento. A fim de suportar as atividades de P,D&I no LESC, conta-se com um moderno laboratório de desenvolvimento de hardware para sistemas de computação. Também possui o laboratório mais completo de PCB (printed circuited board) para o desenvolvimento de protótipos de placas de circuito eletrônico do Nordeste. Isso torna possível que o laboratório controle o processo inteiro de desenvolvimento, partindo do projeto do sistema (beneficiado pela pesquisa), da execução e simulação, da prototipagem (incluindo protótipos de PCB) e finalizando nos sistemas de testes.

O Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC) é um dos laboratórios integrados ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal de Ceará (UFC). Este começou suas atividades em maio 2004, com a missão de ser um laboratório de desenvolvimento e pesquisa de ponta, dando a sustentação ao programa de graduação e pós-graduação do DETI (Mestrado e Doutorado). Ao longo de seus quase 16 anos de existência, o LESC executou com sucesso aproximadamente 40 projetos de inovação tecnológica em conjunto com empresas nacionais e multinacionais, incluindo do setor industrial. Foram mais de 60 engenheiros através de contração direta, mais de 500 alunos de graduação e pós-graduação.

Sobre a Unidade LESC/UFC

Site: http://lesc.ufc.br

Contato: Dr. Paulo César Cortez

E-mail: embrapii@lesc.ufc.br

Telefone: 85 988673224

Endereço: Av. Humberto Monte S/N, Campus do Pici, Bloco 723, Bairro Pici

CEP: 60455-970

Cidade: Fortaleza

Estado: CE

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube