Programa tem a missão de aproximar empresas de institutos e centros de pesquisa de ponta no Brasil e no exterior
26/01/2017
A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), divulga o calendário para a primeira edição 2017 do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação. Nesta etapa, empresários interessados irão conhecer o trabalho desenvolvido pelas Unidades EMBRAPII ligadas aos Institutos SENAI de Inovação (ISI), além de outros centros de inovação de excelência.
As visitas ocorrerão entre dos dias 6 e 10 de março. Os participantes passarão por cinco estados brasileiros: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde conhecerão as Unidades EMBRAPII e os Institutos SENAI de Inovação (ISI). Os laboratórios atuam em áreas como: materiais sustentáveis e de alto desempenho; otimização de sistemas de manufatura; sensoriamento; customização de máquinas e componentes para integração do processo produtivo; eletrônica embarcada; manufatura aditiva; soluções em energia, entre outras.
Confira a programação:
6 de março – São Leopoldo, Rio Grande do Sul
Unidade EMBRAPII Polímeros e ISI Soluções Integradas em Metalmecânica
7 de março – Joinville, Santa Catarina
ISI Laser e ISI Sistemas de Manufatura
8 de março – Curitiba, Paraná
Unidade EMBRAPII Lactec e ISI Eletroquímica
9 de março – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Unidade EMBRAPII Tecgraf/PUC-Rio e CENPES (Petrobras)
10 de março – Salvador, Bahia
Unidade EMBRAPII Cimatec
As inscrições são limitadas e podem ser feitas neste link.
INICIATIVA DE SUCESSO – Desde o lançamento, em 2016, foram realizadas três imersões nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil. O programa reuniu 41 organizações, 68 executivos e viabilizou acesso a 23 centros de PD&I que têm atuado em projetos de fronteira. Dos 10 resultados mapeados, destacam-se parcerias em PD&I em negociação, oportunidades de parcerias do tipo B2B identificadas, revisão de portfólio e governança para inovação de empresas participantes e revisão de currículo de graduação e pós-graduação de universidade que integrou uma das delegações. A MEI é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).