Experiência da Unidade EMBRAPII IFSC foi selecionada dentre mais de 100 inscrições
O Programa de Formação de Recursos Humanos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) concorre na 4ª Edição do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), na categoria Gestão de Ensino e Inovação. A proposta, apresentada pela Unidade EMBRAPII Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foi selecionada entre outras mais de 113 inscrições envolvendo os mais diversos países, como China, Reino Unido e Espanha.
O Prêmio reconhece boas práticas e contribuições que fortaleçam o empreendedorismo, o desenvolvimento sustentável e as parcerias com o setor industrial. Os vencedores serão conhecidos nesta sexta-feira (27) em um evento online e terão seus projetos divulgados no 3º Guia de Melhores Práticas Mundiais da WFCP em Educação Profissional e Técnica.
Programa Capacitação 4.0
O Programa de Formação de RH da EMBRAPII propõe um modelo de aprendizado a partir de experiências reais, com foco em pesquisa aplicada à indústria. O objetivo é formar profissionais capazes de desenvolver soluções tecnológicas de PD&I para o setor produtivo e com habilidades socioemocionais para trabalhar em equipe, negociar, superar desafios e crises que possam surgir no decorrer de sua prática profissional.
Os alunos que estão em Unidades EMBRAPII participam ativamente do projeto de inovação, desde o planejamento das ações e relacionamento com os clientes, passando pelo desenvolvimento da tecnologia nos laboratórios até a entrega do produto.
Experiência do IFSC
O Instituto Federal de Santa Catarina é credenciado como Unidade EMBRAPII para desenvolver projetos em Sistemas Inteligentes de Energia. Cerca de 30 estudantes participaram do Programa Capacitação 4.0 e tiveram a experiência de atuar diretamente em projetos de PD&I com a indústria.
De acordo com o coordenador da Unidade, Rubipiara Fernandes, a experiência permite aos jovens o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e também contribui para a abertura de novos horizontes com foco no Empreendedorismo e na Inovação.
“Há uma grande motivação dos alunos em trabalhar para solucionar os problemas reais da indústria. Durante o projeto, é evidente o amadurecimento dos estudantes nas relações e na condução de etapas do desenvolvimento. O Programa complementa essa formação técnica e ainda promove o espírito de liderança, facilitando sua inclusão no mercado de trabalho em sua área de atuação”, destaca.
Sobre a WFCP
A Federação Mundial de Faculdades e Politécnicos (WFCP) é uma rede internacional de instituições profissionais e associações nacionais e regionais que conta, atualmente, com 38 países-membros. Seu objetivo é fazer com que os membros compartilhem estratégias de educação de ponta e boas práticas para ampliar a empregabilidade, evidenciando a economia global e aperfeiçoando a força de trabalho.