Projetos de PD&I selecionados pelas Unidades EMBRAPII serão cofinanciados e terão apoio de pesquisadores desde o desenvolvimento tecnológico até chegada ao mercado
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) vão abrir seleção para projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de startups que apresentem um forte potencial inovador. O objetivo é contribuir para que as startups brasileiras decolem no país e no mundo.
Após serem selecionados pelas Unidades EMBRAPII (centros de pesquisa de ponta), os projetos de inovação terão até 50% do valor financiado com recursos não reembolsáveis da EMBRAPII e o auxílio de pesquisadores qualificados em todo o ciclo da inovação: desde o desenvolvimento tecnológico, passando pelo desenvolvimento do produto ou serviço, até o acesso efetivo ao mercado.
As inscrições para o projeto já estão abertas no site da Fiesp e o prazo para que interessados se inscrevam termina no dia 05 de maio. Os detalhes da parceria e sobre o modelo de apoio serão apresentados em um workshop no dia 23 de abril, às 10 horas, no YouTube da Fiesp.
Podem se candidatar para seleção, startups com Receita Operacional Bruta (ROB) menor que R$16 milhões com até seis anos de constituição jurídica. Os projetos podem envolver áreas como Inteligência Artificial, Mobilidade, Bioeconomia, Grafeno, Biofármacos, Manufatura 4.0, entre muitas outras áreas de competência das 64 Unidades EMBRAPII.
O modelo EMBRAPII é de cofinanciamento. A organização aporta até 50% do valor do projeto de PD&I com recursos não reembolsáveis de forma ágil e flexível, e o restante é dividido entre Unidade Embrapii e empresa. Existe a possibilidade de a startup buscar o apoio adicional para a contrapartida das empresas no projeto, por meio da linha EMBRAPII – Sebrae, que pode arcar com até 70% dos recursos da parte que cabe às empresas, também de forma não-reembolsável.