Evento promove visitas às Unidades Embrapii de Belo Horizonte e São Paulo para apresentar infraestrutura voltada ao apoio ao desenvolvimento de soluções que tornam empresas mais competitivas

Uma verdadeira imersão no mundo de materiais avançados, com apresentação das principais tendências na área, infraestrutura e pesquisadores de centros de pesquisa renomados, além de orientações para tirar do papel ideias e desafios tecnológicos. Esses são alguns dos objetivos do Embrapii Week, a mais nova iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para proporcionar maior aproximação entre empresas com desafios tecnológicos e instituições de pesquisa de todo país. A primeira edição do evento será realizada nos dias 16 e 18 de agosto, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Na imersão, empresários interessados em inovar e aumentar a competitividade de seu negócio poderão ter contato direto com a rede de inovação disponibilizada pela Embrapii, além de trocar experiências com empresas que já contrataram projetos. O objetivo é proporcionar o acesso aos modelos de estímulo ao desenvolvimento tecnológico disponibilizados pela Embrapii e, assim, encurtar os caminhos para a inovação.


As inscrições para o Embrapii Week já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/WeekEmbrapii. O evento será voltado a diretores e gerentes de empresas interessadas em inovar, que poderão ampliar conhecimentos na área de Materiais Avançados e terão acesso exclusivo a centros de pesquisa de excelência que irão apresentar oportunidades de desenvolvimento de projetos de inovação, trocando experiências e conhecimentos. 

A Embrapii preparou um caderno logístico para que os interessados tenham acesso a todas as informações sobre o evento: https://embrapii.org.br/wp-content/images/2023/07/Caderno-Logistico-EmbrapiiWeek.pdf.

Materiais avançados

Os Materiais Avançados são qualquer tipo de material que possui a potencialidade de gerar novos produtos, soluções e processos inovadores, e que é utilizado para aplicações de alta performance. São semicondutores, biomateriais, materiais inteligentes e nanomateriais, entre outros.

Desde a fundação em 2013 até setembro de 2022,, a Embrapii já alavancou R$ 224,3 milhões em projetos que utilizam os Materiais Avançados como tecnologia habilitadora. Deste total, R$ 77,02 milhões são investimentos exclusivos da instituição em recursos não reembolsáveis aplicados no desenvolvimento das pesquisas. O aporte possibilitou o apoio a 195 empresas parceiras e 221 projetos, sendo que 129 já foram concluídos e resultaram em 25 pedidos de propriedade intelectual.

Programação

O Embrapii Week terá início no dia 16 de agosto, em Belo Horizonte, com visita ao Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais (ISI MLE), Unidade Embrapii que oferece soluções inovadoras em produtos e processos metalúrgicos. No período da tarde, os empresários seguem para o Açolab, um espaço colaborativo que incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras criado pela ArcelorMittal. A empresa apresentará o case de um de seus projetos, realizado com apoio da Embrapii, que desenvolveu um novo produto voltado para atendimento de demandas do futuro na área de manufatura aditiva metálica.

No dia 17 de agosto, a comitiva segue para São Paulo, onde terá a oportunidade de conhecer as instalações da Unidade Embrapii Grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais da Universidade Federal do ABC (CTIM/UFABC). No período da tarde, o grupo vai conhecer a sede da multinacional Prometeon Tyre, empresa apoiada pela Embrapii que vai compartilhar suas experiências de sucesso ao tirar ideias e desafios tecnológicos do papel. 

No último dia da programação, ainda em São Paulo, os empresários vão conhecer o Senai/SP – Materiais Avançados, Unidade Embrapii credenciada para desenvolver projetos de PD&I na área de Tecnologia de Materiais Sustentáveis. No local, os participantes assistirão a uma palestra sobre biomateriais e ainda conhecerão projetos de destaque, como os casos dos talheres biodegradáveis da empresa Biopolix Materiais Tecnológicos e do escudo antisséptico em spray desenvolvido pela Lanxess IPEL durante a pandemia do coronavírus. 

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube