O Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Quânticas (QuIIN – Quantum Industrial Innovation) lançou o curso de pós-graduação de Especialização em Comunicação Quântica, no Centro Universitário Senai Cimatec, em Salvador (BA). O ensino é parte dos objetivos do Centro de Competência na formação e capacitação de profissionais especializados no tema.
O curso, considerado inédito no Brasil, terá foco na pesquisa e desenvolvimento de criptografia, redes de comunicação e internet quântica. A comunicação quântica permite uma segurança absoluta na transmissão dos dados, impossibilitando hackear informações.
A pós-graduação Lato Sensu é voltada para graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Telecomunicações, Física, Matemática e cursos correlatos.
A primeira turma será iniciada em julho de 2024, de forma gratuita, com duração de 6 meses, na modalidade presencial. Neste primeiro momento serão oferecidas 30 vagas, sendo 20 com bolsas de R$ 5 mil para que os profissionais possam se dedicar de forma exclusiva aos estudos. O edital tem previsão de ser publicado em junho de 2024, no site.
O QuIIN foi credenciado ano passado e recebeu R$ 60 milhões da Embrapii, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias quânticas, formação e capacitação de RH para atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), criação de uma associação de empresas (no modelo membership) e de um ambiente de inovação aberta para a criação e atração de startups. Essas ações devem envolver parcerias nacionais e internacionais e empresas associadas, de modo que as pesquisas sejam desenvolvidas segundo as necessidades do mercado e para inserção do Brasil no cenário internacional de atividades de P&D relacionados a tecnologias quânticas.