O protótipo foi desenvolvido ao longo de mais de sete anos e garante uma aplicação precisa do batom sem borrar nos lábios

Uma tecnologia na área de cosméticos está prestes a revolucionar a linha do tempo do tradicional batom que existe desde 1.700/1.900 (antes de Cristo): um batom que pigmenta os lábios de forma automática por meio de inteligência artificial. 

A iniciativa, com tecnologia e pesquisa 100% brasileira, já é realidade no Brasil e foi projetada para pessoas que desejam mais autonomia na aplicação do cosmético. O protótipo está em estudo no país e é do Grupo Boticário que conta com o apoio da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, BNDES, do Sebrae,  da Unidade Embrapii de Produtos Conectados CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e da startup Neurobots. A Embrapii se destaca por seu envolvimento em projetos que oferecem soluções concretas para questões da sociedade, principalmente essas com foco especial na acessibilidade

Batom com IA quer ajudar na acessibilidade. Foto: Divulgação

O protótipo já possui estudos de elaboração há mais de sete anos e aplica o batom nos lábios sem borrar. Isto é possível por meio de um dispositivo tecnológico que possui um sensor instalado em câmeras que monitora os limites da mucosa, diferenciando a pele dos lábios e do rosto para a aplicação. 

Através de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhece o lábio e envia as coordenadas para a aplicação. A partir daí, a máquina aplica o batom escolhido com precisão. “O Batom Inteligente é uma conquista não somente do Grupo Boticário, mas da sociedade em geral. Ele não representa apenas um avanço tecnológico, mas um movimento importante na direção de uma sociedade mais inclusiva e diversa. Inovação está em nosso DNA e é um pilar que permeia todo o negócio, por isso mantemos nossa posição de vanguarda no mercado da beleza, por sermos inquietos e sempre desejarmos ir além para transformar a vida das pessoas por meio da beleza. Isso é a prova de como mantemos os nossos consumidores no centro das decisões, pois trabalhamos para atendê-los com excelência em suas necessidades e desejos. Ainda que não seja um produto comercializado, com esse projeto inovador temos o objetivo de empoderar pessoas com deficiência visual ou com limitações motoras nos membros superiores, oferecendo-lhes uma ferramenta que lhes permita expressar sua individualidade e autoestima de maneira independente, comprovando que a beleza é e deve ser para todos”, conclui Gustavo Dieamant, Diretor Executivo do Grupo Boticário. 

Máquina aplica o batom escolhido com precisão. Imagem: Divulgação

Ainda em testes, o aparelho tem indicações sonoras para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente. A equipe de desenvolvimento do protótipo tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível. 

 
Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, destaca a importância da parceria com o Grupo Boticário como mais uma experiência que se alinha diretamente à missão do centro. “Acreditamos que a tecnologia e a inclusão precisam estar super conectadas. O fruto da colaboração entre  CESAR, Grupo Boticário e Neurobots resultou em um dispositivo pioneiro, capaz de impactar positivamente milhões de pessoas com deficiência. Esse grande time de especialistas somou esforços em inteligência artificial, computacional e outros conhecimentos na busca por garantir que o Batom Inteligente tenha uma usabilidade universal”, avalia.

A iniciativa está em fase de protótipo com testes em ambientes controlados. A intenção é viabilizar o protótipo em um produto. O investimento da Embrapii na iniciativa foi 42% do valor total do projeto. O batom inteligente está sendo feito para detectar diferentes tons de pele, independente de gênero e idade. 

“Acreditamos no poder transformador da tecnologia, e o desenvolvimento do batom inteligente é um exemplo perfeito de como a inovação pode melhorar a vida das pessoas. Na Neurobots, nosso objetivo é aplicar nossa expertise em tecnologia para resolver problemas reais. Estamos entusiasmados com o potencial desse projeto para trazer uma mudança significativa na experiência diária de quem precisa de mais acessibilidade”, destacou Júlio Dantas, CEO da Neurobots.

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