Encontro é oportunidade para troca de experiências e visitas a locais de referência em P&D; próximo será no Pará
A Rota Inovadora Anpei Pernambuco, realizada entre os dias 25 e 26 de setembro, levou ao Recife um evento que reuniu cerca de 20 representantes de empresas e indústrias de grande porte para explorar as mais recentes inovações em Inteligência Artificial, visão computacional, robótica, automação e tecnologias imersivas. Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), o encontro foi uma oportunidade para troca de experiências e visitas a locais de referência em pesquisa e desenvolvimento.
Entre as empresas participantes, estavam a RHI Magnesita, Acumuladores Moura, Stellantis e algumas startups. O encontro possibilitou que os presentes conhecessem as Unidades Embrapii com expertise em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) na capital pernambucana, além de uma visita ao Polo Automotivo da Stellantis, localizado em Goiana (PE).
No primeiro dia, houve uma visita às instalações das Unidades Embrapii ISI TICs, CESAR e CINP/UFPE, onde foram apresentadas as principais linhas de pesquisa e projetos em andamento pelos pesquisadores. A troca de informações entre empresas e especialistas foi destaque, com discussões sobre soluções tecnológicas para melhorar a segurança cibernética, tratamento de dados e eficiência em processos industriais. Já no segundo dia, a visita ao parque industrial automatizado da Stellantis permitiu que o grupo tivesse uma visão prática da aplicação de tecnologias de ponta no setor automotivo.
“As Rotas Embrapii/Anpei permitem às empresas conhecerem in loco a infraestrutura e as competências das Unidades Embrapii para um tema específico, além de visitarem empresas relevantes que já são parceiras e realizam P&D a partir do modelo Embrapii”, destacou o diretor de Relações com o Mercado da Embrapii, José Menezes. A próxima edição da Rota Anpei acontecerá em Belém, no Pará, com visitas às Unidades Embrapii locais e ao Ecoparque da Natura.