Pesquisadores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) desenvolveram formulações que prometem aumentar a produtividade no campo

Com o objetivo de aumentar a produtividade e fortalecer a qualidade dos grãos das culturas de soja e milho, as principais do centro-oeste brasileiro, a Unidade EMBRAPII – Polo de Inovação do Instituto Federal Goiano, em parceria com a empresa Rio-Verdense Tecno, desenvolveu um novo tipo de biofertilizante que deve oferecer uma série de benefícios aos produtores.

Os produtos convencionais existentes no mercado são aplicados no solo para absorção pela raiz. Já esta nova fórmula se soma a um mercado crescente de fertilizante foliar, ou seja, aqueles que são absorvidos pelas folhas. Como não há componentes tóxicos contribui também para sustentabilidade e segurança na aplicação.

Para colocar a inovação em prática, foram testadas diversas formulações de fertilizantes foliares com diferentes dosagens e combinações. O objetivo era o de encontrar uma base para acelerar o desenvolvimento da planta, regular o crescimento e fortalecer o sistema de defesa contra doenças. Os pesquisadores verificaram, então, o processo de fotossíntese e compararam o metabolismo sob os diferentes tratamentos. A equipe de pesquisa utilizou, ainda, imagens aéreas da lavoura, feitas com câmeras especiais, para identificar estresses nas plantas a partir de uma visão mais ampla do campo. O trabalho de pesquisa gerou resultados positivos e o projeto já está em sua fase final.

O sócio-diretor da empresa rio-verdense, o agrônomo Giovani Saccardo Clemente, explica que a empresa sempre investiu em pesquisa, desenvolvimento e inovação e, apesar de ter um centro de pesquisa próprio, eles apostaram na estrutura e know-how da Unidade EMBRAPII do Polo IF Goiano para validar e aperfeiçoar seus produtos. “O modelo EMBRAPII é voltado às necessidades do empreendedor, o diferencial está na visão mais prática e aplicada da pesquisa”, destacou.

Além dos benefícios para um novo produto agrícola, o desenvolvimento do projeto contribuiu no aprendizado e qualificação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado envolvidos na iniciativa atuando diretamente em PD&I e atuando na prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube