EMBRAPII oferece recursos financeiros e rede qualificada de institutos de pesquisa para desenvolver soluções tecnológicas para o enfrentamento da doença no país
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) adotou uma série de medidas para viabilizar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam contribuir no combate ao Coronavírus no país. A Organização, que tem como missão apoiar a indústria nacional a inovar, mobilizou sua rede de Centros de Pesquisas credenciados (Unidade EMBRAPI), firmou parcerias e flexibilizou regras de financiamento, ampliando o percentual de recursos não-reembolsáveis. Como resultado, superou-se a marca de 40 projetos PD&I para conter o avanço da pandemia no país.
As novas tecnologias somam R$ 26 milhões em investimentos. São respiradores e seus componentes, EPIs, higienização de ambiente hospitalar, Testes clínicos, monitoramento entre outros. O apoio da EMBRAPII, além de recursos não reembolsáveis, garante qualificação profissional e infraestrutura completa de P&D para acelerar etapas de desenvolvimento das novas tecnologias, medidas essenciais neste momento pandêmico. Parte dos projetos foram selecionados no Edital da Inovação Missão Covid-19, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Além disso, startups e pequenos empreendedores também contam com R$ 6 milhões da EMBRAPII e do Sebrae para projetos para diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.
Para atender a demanda emergencial e ampliar o alcance das medidas da EMBRAPII, o modelo tradicional da instituição, que arca com até 1/3 do valor dos projetos com recursos não reembolsáveis, foi flexibilizado. Na prática, houve a ampliação do percentual dos recursos não reembolsáveis destinado ao projeto.
“O modelo de operação da EMBRAPII provou ser eficiente, respondendo às demandas cruciais por um rápido desenvolvimento de novos equipamentos e instrumentos médicos e hospitalares. Este é momento de unir esforços para multiplicarmos resultados”, destaca o diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII, José Luis Gordon.