Entidades vão criar ambientes para testar inovações. Assinatura de acordo aconteceu nesta terça-feira (05), na sede da CNI, em Brasília

Ter um ambiente físico controlado para testar novas tecnologias a serem aplicadas nas indústrias. Esses são os chamados testbeds, que a parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) pretende disseminar pelo país. O Acordo de Cooperação Técnica no valor de R$ 10 milhões foi firmado nesta terça-feira (05), em Brasília.

O presidente da ABDI, Igor Calvet, destacou a importância de unir as diferentes iniciativas para desenvolver a indústria 4.0 no país. “Nós vemos muitas ações dispersas para a adoção de novas tecnologias no setor produtivo. Precisamos nos unir para potencializar essas iniciativas. O projeto da ABDI, por exemplo, atendia cem empresas. Com a parceria junto à EMBRAPII, vamos ter dez vezes mais empresas. Vamos compartilhar expertise e recursos”.

A EMBRAPII conta com 42 unidades espalhadas por 14 estados e o Distrito Federal e, nos últimos anos, reuniu diversos institutos tecnológicos do país para desenvolver projetos de inovação para as indústrias. O Acordo com a ABDI vai envolver várias destas unidades e terá validade de três anos e quatro meses.

“A parceria com a ABDI contribui para fortalecer a relação das instituições e promover a agenda 4.0 no setor produtivo brasileiro. Nossas unidades estão preparadas para atender a demanda por PD&I das empresas e o acordo vai potencializar e intensificar o poder de atuação delas”, ressaltou José Luís Gordon , diretor de planejamento e gestão.

O documento foi assinado durante a reunião do comitê da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) com a Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. 

Demonstrações

Os testbeds permitem a validação de tecnologias 4.0 em ambientes controlados, feitos especialmente para testar inovações antes de serem aplicadas nas plantas industriais. São espaços físicos montados para que os empresários não necessitem parar a produção para implementar alguma novidade.

“Estes demonstradores têm como função validar a aplicação dessas inovações para resolver problemas da indústria em ambientes produtivos controlados, com menos riscos. Eles também servem para construir casos de negócios que possibilitam mostrar o retorno financeiro dessas aplicações”, explica Bruno Jorge, coordenador de Indústria 4.0 e Inovação da ABDI.

As empresas usuárias e fornecedoras de tecnologia, além de startups poderão participar dos testbeds nas unidades da EMBRAPII que entrarão na parceria com a ABDI. Após a assinatura do acordo, as entidades vão elaborar um Plano de Trabalho conjunto, com detalhamento das ações, temas e cronograma de atividades.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube