Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 24 outubro, 2025
Unidade Embrapii Bioforest
Entre os dias 13 e 24 de outubro, a diretoria da Embrapii cumpriu compromissos com instituições de pesquisa e participação em eventos de peso. Esta movimentação reforçou, na prática, o papel fundamental da organização como catalisadora da inovação no país, conectando conhecimento, empresas e investimentos para transformar ideias em soluções reais.
Conferência da Anprotec
O diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, Guila Calheiros, participou da abertura da 35ª Conferência Anprotec, no dia 13 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, ele ressaltou o papel de liderança da Anprotec na articulação dos ambientes de inovação no Brasil.
O gerente de Relações com o Mercado da Embrapii, José Menezes, marcou presença no painel “Como a transformação tecnológica está redefinindo empresas, ambientes de inovação e ecossistemas de inovação”, no dia 15 de outubro. Na palestra, detalhou como a Embrapii mobiliza recursos através de 91 unidades credenciadas distribuídas pelo Brasil, com investimentos superiores a R$ 800 milhões, que envolvem mais de 80 projetos executados, 140 empresas associadas e 8 mil profissionais capacitados.
Com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”, o evento foi promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A realização local é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.
Visita à IFTM
No dia 16 de outubro, presidente da Embrapii, Alvaro Prata, visitou a Unidade Embrapii Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberaba (MG). Na ocasião, conheceu de perto o IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico e o Campus Fazenda e os projetos de pesquisa e inovação que vêm sendo desenvolvidos. Essa aproximação institucional reforça o compromisso com a ciência e a inovação, além de ampliar as possibilidades de novas parcerias, investimentos e projetos estratégicos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento tecnológico e econômico local.
Amazonas: IFAM e INDT
No dia 21 de outubro, Prata visitou o Polo de Inovação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), ambos em Manaus (AM).
A visita institucional ao IFAM foi marcada por uma agenda produtiva e inspiradora, reforçando o compromisso mútuo com o fortalecimento da pesquisa aplicada e da inovação tecnológica no país. Durante o encontro, Prata teve a oportunidade de conhecer de perto a infraestrutura dos laboratórios do Polo de Inovação, bem como dialogar com os pesquisadores que atuam em projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento industrial e à sustentabilidade regional.
No INDT, Prata conheceu o ecossistema do Instituto, laboratórios, projetos em andamento e os impactos gerados por meio das iniciativas desenvolvidas como Unidade Embrapii. O encontro reforçou o papel do INDT como um importante agente de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Amazônia, e reafirmou missão do Instituto de transformar tecnologia em soluções que geram valor para a indústria e para a sociedade.
Anúncio: credenciamento de novo Centro de Competência
No dia 22 de outubro, a Embrapii, em parceria com o MCTI, anunciou a oportunidade para credenciamento de mais um Centro de Competência, desta vez com foco em Hidrogênio de baixa emissão de carbono. Serão investidos R$ 60 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
A expectativa é que o Centro fortaleça a capacidade do Brasil na produção limpa e no uso de fontes renováveis de forma segura e eficiente, impulsionando um futuro de baixo carbono para garantir energia sustentável à indústria e à sociedade.
O anúncio foi feito na abertura do 4º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, em Brasília (DF). Na ocasião, o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, ressaltou a capacidade da rede de inovação na busca por soluções sustentáveis para a indústria. “Temos hoje 17.800 colaboradores nas nossas Unidades nas cinco regiões do Brasil, desempenhando o papel da Embrapii no fortalecimento da economia que gera sustentabilidade, com a preocupação de mitigar o impacto do setor industrial no meio ambiente, promovendo soluções”, afirmou.
Santarém: visita à Ufopa
Encerrando a intensa quinzena, a diretoria esteve na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém (PA), no dia 24 de outubro. O presidente Alvaro Prata e o diretor de Operações, Marcelo Prim, se reuniram com o reitor em exercício da Ufopa, Cauan Ferreira Araújo, o diretor da Agência de Inovação Tecnológica, Celson Lima, e o diretor da Unidade Embrapii Bioforest, Victor Moutinho.
O encontro foi uma oportunidade para apresentar o modelo de fomento da Embrapii, conhecer laboratórios e debater novas oportunidades de parceria para inovar na região.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto.
A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Parceria entre Embrapii e Sebrae celebra a marca de 1.000 projetos
Em 2025, os projetos frutos da cooperação já representam mais da metade da carteira da Embrapii A parceria entre...
Continuar lendoEmbrapii abre chamada para credenciamento de Centro de Competência em Hidrogênio de baixa emissão de carbono
Mergulhe na inovação: Embrapii convida o público a refletir sobre atitudes sustentáveis na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Brasil e Suécia abrem chamada para projetos de inovação em mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis
Centros de Competência Embrapii ganham destaque internacional e posicionam o Brasil na fronteira tecnológica