Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Acontece na Embrapii: semana é marcada por audiência na Câmara dos Deputados e eventos na área da Saúde

Publicado em 7 novembro, 2025

Presidente da Embrapii, Alvaro Prata, participa de audiência na Câmara dos Deputados. Foto: Kayo Magalhães | Câmara dos Deputados

Na primeira semana do mês de novembro, a diretoria da Embrapii marcou presença em uma audiência pública na Câmara dos Deputados e em eventos importantes na área da Saúde. Veja as principais atividades da semana.

 

Simplifica Ciência

 

No dia 4 de novembro, o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, participou de uma audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Câmara dos Deputados. A atividade aconteceu na subcomissão especial Simplifica Ciência, convocada pelo deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), com objetivo de analisar os impactos dos entraves burocráticos que comprometem o avanço da pesquisa científica e do desenvolvimento do setor de ciência, tecnologia e inovação.

 

Prata apontou os principais obstáculos para o desenvolvimento tecnológico: burocracia, insegurança jurídica, articulação dos agentes (academia, governo e setor produtivo), recursos humanos, infraestrutura e financiamento insuficiente. “As nações bem-sucedidas estimulam a formação de cientistas e pesquisadores, além de investir na infraestrutura, para que seja possível o desenvolvimento da ciência através da pesquisa, que leva à geração de bons negócios e ao desenvolvimento industrial, econômico e social. É um sistema que se retroalimenta”, afirmou.

 

Embrapii Day Sindusfarma

 

 

No dia 6 de novembro, o diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth, participou da abertura do Embrapii Day Sindusfarma. No evento, as lideranças e empresários da área de Saúde conheceram o modelo Embrapii e as Unidades de excelência que atendem aos desafios do setor, utilizando também recursos não-reembolsáveis para alavancar o investimento delas em P&D.

 

Esse evento é fruto do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Embrapii e o Sindusfarma. É uma de várias ações que serão realizadas no âmbito desse acordo para ampliar o número de empresas que investem em PD&I contando com a infraestrutura, os pesquisadores e o apoio da Embrapii.

 

Aproximadamente 55% das Unidades Embrapii já realizaram projetos para o setor da Saúde. Para Igor Nazareth, a expectativa é ampliar os investimentos da Embrapii nos segmentos farmacêutico e farmoquímico.

 

O Sindusfarma é a maior entidade representativa da indústria farmacêutica no Brasil. As quase 600 empresas que o compõem representam 95% do mercado de medicamentos no Brasil e geram aproximadamente 100 mil empregos diretos e 800 mil empregos indiretos.

 

Enaiq 2025

 

 

 

Com o tema “Inspirando Conexões”, o Encontro Anual da Indústria Química (Enaiq 2025) promoveu o diálogo entre inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental, posicionando a indústria química brasileira como agente fundamental na construção de um futuro mais sustentável. Realizado também no dia 6 de novembro, o evento teve a participação do diretor de Inovação e Relações Institucionais da Embrapii, Igor Nazareth.

 

Na ocasião, a Embrapii assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), resultado de uma aproximação e do entendimento da existência de uma complementariedade estratégica entre as organizações. O acordo simboliza a intenção e a expectativa de potencializar maior número de projetos e soluções para as indústrias associadas à Abiquim.

 

A Embrapii – como agente de fomento à PD&I com unidades credenciadas especializadas em química industrial, química verde, eletroquímica, biossintéticos, produção mais limpa e desenvolvimento sustentável – pode acelerar soluções industriais escaláveis para os desafios da cadeia química brasileira.

 

Sobre a Embrapii

 

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.

 

Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

07/11/2025

COP30: Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria

Painéis, debates, lançamentos de projetos e anúncios de chamadas estão na agenda da empresa   A partir da próxima semana,...

Continuar lendo