EMBRAPII e CNA assinam parceria para incentivar a inovação industrial. O acordo impulsiona projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área da agricultura e pecuária

A chegada de soluções inovadoras no setor do agronegócio representa uma importante evolução. A tecnologia 4.0 dentro do campo pode garantir melhores resultados e a tendência é de que esse processo de automatização se torne cada vez mais acelerado. Pensando nisso, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se uniram e assinaram um acordo de cooperação para fomento à pesquisa e inovação. A cerimônia online aconteceu na última quarta-feira (28 de abril).

O avanço tecnológico e digital no setor é expressivo e segundo os censos agropecuários do IBGE a quantidade de produtores que declararam ter acesso à internet aumentou 1.900%, com salto de 75 mil para 1,4 milhão, de 2006 a 2017.

“Investir em PD&I no agronegócio é o futuro. A EMBRAPII conta com uma rede de centros de pesquisa aplicada (Unidades EMBRAPII) com uma ampla e variada lista de competências para desenvolver tecnologias sustentáveis e seguras no campo, incluindo biotecnologia, sistemas de irrigação, Inteligência Artificial, entre outros. A parceria com a CNA vai aproximar desse conhecimento o segmento industrial e permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras para beneficiar ainda mais o setor agro brasileiro”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

O acordo vai estreitar as relações de empresas das áreas de agricultura e pecuária com a rede de Unidades EMBRAPII, importantes centros de pesquisas no Brasil, promovendo assim atividades de pesquisa e inovação para toda a cadeia produtiva do setor agro. As Unidades EMBRAPII possuem competências que podem contribuir para superar os desafios tecnológicos das empresas com soluções em biotecnologia, integração de sistemas, novos fertilizantes, sensoriamento remoto e tecnologias de monitoramento, entre outros.

“Por meio dessa parceria esperamos reunir competências e concentrar os esforços no atendimento das necessidades do produtor rural do futuro. Com a identificação dos principais desafios desses produtores, será possível proporcionar novas capacitações e indicar tecnologias que contribuirão para o aumento da competitividade da agropecuária nos próximos anos”, afirma Diego Humberto de Oliveira, Coordenador de Inteligência de Dados da CNA.

A aliança com a CNA se soma a uma série de ações da EMBRAPII com o objetivo de fortalecer laços com setores industriais específicos. A instituição também mantém acordos com a ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária ), Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos), ABBI (Associação Brasileira de Bioinovação), Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), ABAL (Associação Brasileira de Alumínio), ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Sobre a CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é responsável por congregar associações e lideranças políticas e rurais em todo o País. A Confederação também apoia a geração de novas tecnologias que possam auxiliar o produtor no plantio e manejo e a criação de agroindústrias responsáveis por aumentar a produtividade rural. Outra grande iniciativa da entidade é a cooperação e apoio aos programas regionais de desenvolvimento agrícola, especialmente aqueles que se destinam a reduzir as desigualdades geoeconômicas em todos os Estados brasileiros.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube