Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 16 abril, 2020
Tecnologia desenvolvida em parceria com a EMBRAPII vai possibilitar que profissionais de saúde façam triagem por chamada de vídeo
A recomendação dos especialistas em saúde para pessoas que estão com sintomas de gripe e temem estar com Coronavírus é o isolamento domiciliar, sendo que a unidade de saúde deve ser procurada apenas em casos de falta de ar. A medida é justamente para evitar aglomerações e não sobrecarregar os hospitais, aumentando o risco de contaminação. Para contribuir na triagem dos pacientes que realmente necessitam de cuidados médicos, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a empresa Baruq Sistemas e Consultoria desenvolvem um aplicativo de orientação e atendimento remoto para casos suspeitos.
A tecnologia está sendo criada pela Unidade EMBRAPII do Polo de Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF) e poderá ser utilizada gratuitamente pela população em versões Android e IOS. Prefeituras de municípios do Rio de Janeiro e de outros estados já demonstraram interesse no app.
Funciona assim: com o aplicativo, a pessoa que apresenta sintomas de gripe responderá a um questionário de autoavaliação, caso o sistema identifique como caso suspeito para Covid-19, a encaminhará para uma chamada de vídeo com um profissional de saúde que irá tirar dúvidas e orientar como proceder. O objetivo é evitar a automedicação e que as pessoas deixem suas casas desnecessariamente se expondo aos riscos de contágio. Na outra parte do sistema, os agentes de saúde cadastrados realizam os atendimentos de forma remota e por fila de priorização.
O projeto tem valor total aproximado de R$ 73 mil, sendo R$ 42 mil (57%) em recursos EMBRAPII. Segundo Rogério Atem de Carvalho, diretor do Polo de Inovação do IFF, o projeto vai introduzir novas funcionalidades ao aplicativo, como dimensionamento de fila, sistema de gestão de call center, atendimento automatizado e um mapa de calor, que identifica, em tempo real, as áreas de maior nível de contaminação com base nos dados contabilizados no sistema. “É uma ferramenta que vai potencializar a coordenação entre os sistemas de saúde públicos e a população em geral, melhorando a alocação dos recursos escassos, evitando o deslocamento e aglomeração de pessoas e empregando melhor o tempo dos profissionais de saúde”, afirma.
O aplicativo, cuja primeira versão já foi desenvolvida pela empresa, logo estará disponível para estados e municípios, devendo ser liberada em versões graduais em 30, 60 e 90 dias.
Iniciativas EMBRAPII contra o Coronavírus
A EMBRAPII adotou uma série de medidas que irão contribuir para o desenvolvimento de projetos emergenciais como este com o objetivo de viabilizar soluções que unam a pesquisa ao setor empresarial. Tudo de forma rápida, flexível e sem burocracia. Veja algumas ações:
Sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII é uma organização social com contrato de gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Educação e Saúde. A instituição atua como ponte entre os centros de pesquisa (Unidades EMBRAPII) e a indústria. Atualmente, a rede conta com 42 Unidades EMBRAPII distribuídas em todas as regiões do país.
Conheça os Centros de Competência que você apoia ao aportar nos PPIs Embrapii
Quando uma empresa realiza seu aporte obrigatório de PD&I por meio da Lei de TICs, ela está fazendo mais do...
Continuar lendo