Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 14 abril, 2025
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) poderá contar com uma base de dados analisados sobre o desempenho das empresas parceiras e o impacto econômico de suas ações ao longo de 11 anos de existência. Uma primeira reunião para estruturar uma parceria neste sentido foi realizada, nesta sexta-feira (11), com o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, na sede da empresa, em Brasília.
“Seria possível acessarmos microdados fundamentais do IBGE para analisar o comportamento das empresas atendidas pela Embrapii e comparar com aquelas que ainda não receberam nosso apoio”, explica Alvaro Prata. “Poderemos também comparar a situação das empresas antes e depois do fomento da Embrapii”, completa Guila Calheiros, diretor de Planejamento da Embrapii.
Para Marcio Pochmann, o encontro aprofundou a convergência de propósitos das duas instituições comprometidas com o desenvolvimento do Brasil. “Com a preparação para a cooperação técnica e a definição do plano de trabalho, poderemos concretizar ações que objetivam contribuir com políticas públicas para o engrandecimento nacional”, avaliou Pochmann.
Outros pontos abordados na reunião dizem respeito ao desempenho das empresas na área de tecnologia. Com acesso a informações robustas, a Embrapii terá condições de analisar o comportamento da indústria hoje na preparação para os desafios do futuro. Também participaram da reunião todos os diretores da Embrapii.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Cooperação entre Marinha e Embrapii para fortalecer setor de defesa
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Alvaro Prata, passou pelo Centro Tecnológico da Marinha (CTMRJ),...
Continuar lendoNovos laboratórios do Centro de Competência Embrapii xGMobile já em funcionamento
Embrapii firma parceria inédita com Engie Brasil Energia e intensifica nova fase de atuação no setor elétrico
Abril: Embrapii participa de eventos estratégicos para a indústria
Embrapii Day para startups em saúde em São Paulo