Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 14 abril, 2025
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) poderá contar com uma base de dados analisados sobre o desempenho das empresas parceiras e o impacto econômico de suas ações ao longo de 11 anos de existência. Uma primeira reunião para estruturar uma parceria neste sentido foi realizada, nesta sexta-feira (11), com o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, na sede da empresa, em Brasília.
“Seria possível acessarmos microdados fundamentais do IBGE para analisar o comportamento das empresas atendidas pela Embrapii e comparar com aquelas que ainda não receberam nosso apoio”, explica Alvaro Prata. “Poderemos também comparar a situação das empresas antes e depois do fomento da Embrapii”, completa Guila Calheiros, diretor de Planejamento da Embrapii.
Para Marcio Pochmann, o encontro aprofundou a convergência de propósitos das duas instituições comprometidas com o desenvolvimento do Brasil. “Com a preparação para a cooperação técnica e a definição do plano de trabalho, poderemos concretizar ações que objetivam contribuir com políticas públicas para o engrandecimento nacional”, avaliou Pochmann.
Outros pontos abordados na reunião dizem respeito ao desempenho das empresas na área de tecnologia. Com acesso a informações robustas, a Embrapii terá condições de analisar o comportamento da indústria hoje na preparação para os desafios do futuro. Também participaram da reunião todos os diretores da Embrapii.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Embrapii apoia projeto para baratear tratamento de câncer
Uso de novos materiais na síntese de quimioterápico pode trazer economia de 30% a 50% em tempo e custos para...
Continuar lendo