Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 13 agosto, 2024
13-08 Banner para site sobre app TopEye COM FILTRO
Aplicativo Mais Oftalmo, apoiado pela Embrapii e pelo Sebrae. garante mais segurança para profissionais e pacientes
Em um avanço para a Oftalmologia, a Escola Cearense de Saúde Ocular, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e com o apoio do Sebrae, lançou um aplicativo inovador que utiliza Inteligência Artificial (IA) para a interpretação de exames oftalmológicos. Essa tecnologia oferece maior precisão e segurança no diagnóstico. O resultado beneficia médicos e pacientes ao melhorar a eficiência no atendimento e na tomada de decisões clínicas.
Idealizado pelo médico oftalmologista Abrahão Lucena, coordenador da instituição, o aplicativo chamado TopEye já havia passado por uma primeira fase de desenvolvimento. Entretanto, o protótipo inicial precisava de automatização e aprimoramento, o que motivou Lucena a buscar o auxílio dos pesquisadores da Embrapii na Unidade do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Por meio de uma parceria com o Sebrae, foi possível viabilizar o avanço técnico necessário para o projeto, com um aporte significativo de recursos.
“A Embrapii e o Sebrae foram fundamentais para tirarmos o projeto do papel. Tivemos acesso a recursos e apoio tecnológico que permitiram o desenvolvimento do aplicativo. O trabalho em equipe foi realmente impressionante”, afirma Lucena.
A Embrapii investiu aproximadamente R$ 153 mil no projeto. O desenvolvimento do aplicativo está em fase final para ser disponibilizado no mercado. “Conseguimos desenvolver um modelo de inteligência artificial que assimilou a experiência e expertise dos médicos oftalmologistas, envolvidos no projeto, na interpretação dos exames em questão”, explica Tarique Cavalcante, diretor do Polo de Inovação do IFCE. “Essa IA foi embarcada em aplicativo permitindo a democratização do acesso ao conhecimento e à ferramenta para auxílio ao diagnóstico médico”, complementa.
Este ano, as pesquisas foram concluídas com sucesso e o protótipo já pode ser utilizado em smartphones e tablets que operam nos sistemas Android e iOS. O próximo passo envolve o aprimoramento da ferramenta para comercialização. “A Inteligência Artificial é um grande aliado em consultórios, especialmente em casos mais complexos, proporcionando segurança tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes”, observa o médico.
Uma tecnologia inovadora na prática
O aplicativo utiliza IA para analisar imagens de exames como topografia corneana, microscopia especular e tomografia de coerência ótica (OCT). Com uma margem de acerto de 80%, a tecnologia é alimentada por um banco de dados composto por mais de 15 mil imagens previamente avaliadas pelo especialista. “Precisávamos de um grande volume de dados, pois uma rede neural maior é mais sensível e precisa. Foi um trabalho intenso, mas os resultados justificaram o esforço”, revela Lucena.
Com a utilização de recursos de computação em nuvem e desenvolvimento mobile, o aplicativo possibilita que médicos escaneiem imagens de exames e recebam, em tempo real, sugestões de diagnóstico. O profissional, então, decide se concorda ou não com a interpretação fornecida pela IA, aumentando a confiabilidade do resultado.
Reconhecimento e valorização da pesquisa
O sucesso do projeto não passou despercebido. Após a conclusão das pesquisas, o aplicativo foi premiado em 2021 no Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia, conquistando o primeiro lugar em sua categoria. Em 2022, durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia, obteve reconhecimento adicional pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia na categoria da região Nordeste.
Nanossatélite desenvolvido com apoio da Embrapii faz reentrada na atmosfera
VCUB1 encerrou com excelência missão de quase 2 anos O VCUB1, primeiro satélite de observação da terra e coleta de...
Continuar lendo