Parceria permitirá que pequenas e médias empresas brasileiras e canadenses desenvolvam novos produtos em conjunto

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC, sigla em inglês) firmaram, nesta quinta-feira (15), parceria para fomentar o desenvolvimento de projetos de inovação entre pequenas e médias empresas dos dois países.  

O Programa Canadense de Inovação Internacional (CIIP) para promover a cooperação em PD&I entre o Canadá e o Brasil é executado por meio do Programa de Assistência à Pesquisa Industrial do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC-IRAP) e do Departamento de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá.

“A cooperação internacional em PD&I tem tido um papel fundamental para aumentar a competitividade global e para promover a abertura de novas vias de acesso aos mercados de outros países. Com essa parceria, que acaba de se concretizar, pequenas e médias empresas brasileiras e canadenses poderão explorar inúmeras oportunidades de desenvolvimento de produtos inovadores em todos os grandes temas da atualidade e de interesse de ambos os países”, destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

A parceria prevê a abertura de chamadas que unam empresas canadenses e brasileiras no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. A proposta pretende, assim, promover a integração do conhecimento e a cooperação técnica entre empresas brasileiras e canadenses. Um dos temas prioritários em que há interesse mútuo se concentra em projetos que tragam mais inteligência e produtividade aliada à sustentabilidade à área de mineração.

A EMBRAPII é uma organização social que mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); da Educação (MEC) e da Saúde com a missão de apoiar a pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira.

Na área internacional, a EMBRAPII tem mantido uma ampla política de incentivo de cooperação de PD&I entre empresas nacionais e estrangeiras, por meio de parceria com agências de fomentos de diversos países.  Há acordos com a União Europeia, Israel, República Tcheca, Alemanha, Suíça, Suécia, Estados Unidos da América e Reino Unido. Também estão em negociação parcerias com Irlanda e Países Baixos.

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube