Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Brasil e Colômbia unem forças em iniciativa pioneira de transição energética e cidades inteligentes

Publicado em 11 fevereiro, 2026

Henry Leonardo López Salamanca e Andrés Camacho

Parceria entre Centro de Competência Embrapii e instituições colombianas busca desenvolver soluções inovadoras em mobilidade elétrica, redes inteligentes e inclusão tecnológica

 

Um consórcio de instituições brasileiras e colombianas vem sendo formado para impulsionar a transição energética e a implementação de cidades inteligentes nos dois países. O principal eixo da parceria é a mobilidade elétrica de veículos pesados, como ônibus para transporte público, a gestão de sistemas de energia que integrem fontes renováveis e armazenamento, e o desenvolvimento de redes inteligentes (Smart Grids).

 

A cooperação, articulada a partir do Future Grid-Lactec – um dos Centros de Competência Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) –, envolve universidades e uma operadora de transporte público de Bogotá, com o objetivo de integrar expertise científica e experiência prática no enfrentamento dos desafios energéticos contemporâneos.

 

“O principal objetivo é desenvolver ações de cooperação técnico-científica e de inovação, visando fortalecer a colaboração para o avanço científico e tecnológico das instituições de ambos os países, com foco na aplicação prática do conhecimento em benefício direto da sociedade”, explica Henry Leonardo López Salamanca, pesquisador do Future Grid-Lactec.

 

Os resultados esperados, segundo o pesquisador, incluem a capacitação das equipes, o intercâmbio de conhecimento, experiência profissional e tecnologia, além do desenvolvimento de soluções alinhadas ao contexto de cada país. A iniciativa reforça o processo de internacionalização do Lactec e marca um avanço relevante na cooperação em ciência, tecnologia e inovação, posicionando Brasil e Colômbia na vanguarda da construção de um futuro energético mais sustentável e inteligente para a América Latina.

 

Um dos passos concretos da colaboração é a assinatura de convênios de cooperação entre o Future Grid-Lactec e a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad EAFIT. “O Centro de Competência pode contribuir com sua expertise na idealização, gestão, operação e avaliação de impacto ambiental e social de soluções energéticas alternativas”, complementa Salamanca. No consórcio, a  operadora de uma frota de 126 ônibus 100% elétricos em Bogotá, a E-Somos, oferecerá um ambiente operacional real e dados fundamentais para validar as soluções desenvolvidas.

 

Como desdobramento da cooperação, Andrés Camacho, ex-ministro de Minas e Energia da Colômbia, realiza parte de seu doutorado no Lactec, com pesquisa voltada à identificação de modelos eficientes de gestão e despacho de frotas de ônibus urbanos. “Estamos desenvolvendo modelos que possibilitam comparar diferentes tecnologias de transporte, avaliando desempenho energético, custos operacionais e redução de gases de efeito estufa. Esses dados permitem tanto analisar a operação atual das frotas, quanto projetar cenários futuros”, detalha Camacho.

 

Parceiros colombianos

 

Universidad Distrital Francisco José de Caldas: destaque em engenharia elétrica, automação e eletrônica de potência, com forte atuação em projetos de impacto urbano em Bogotá.

 

Universidad EAFIT: reconhecida pela intensa interação com a indústria, consultorias tecnológicas e formação de startups, com forte ligação com a Empresas Públicas de Medellín (EPM).

 

E-Somos Fontibón S.A.S.: operadora de uma frota de 126 ônibus 100% elétricos em Bogotá, atuando como um “laboratório vivo” para testes e implementação de novas tecnologias de operação e gestão de frotas.

 

Sobre os Centros de Competência Embrapii

 

Os Centros de Competência Embrapii têm como objetivo conduzir pesquisas de alto impacto e preparar talentos para liderar a indústria do futuro. Esta rede reúne instituições de excelência com comprovada capacidade técnica e científica, capital humano altamente qualificado e infraestrutura de ponta atuando na fronteira do conhecimento — áreas estratégicas que ainda demandam intensa pesquisa para gerar novas competências e apoiar o desenvolvimento industrial do país.

 

Além de pesquisa de ponta, os Centros são grandes impulsionadores de startups deep tech, acelerando novos modelos de negócio e levando soluções inovadoras da pesquisa científica para o mercado. Um ecossistema único, que conecta ciência, tecnologia e indústria para transformar desafios em oportunidades para o Brasil.

 

Atualmente, nove Centros de Competência são credenciados pela Embrapii: Terapias Avançadas, Tecnologias Quânticas, Segurança Cibernética, Conectividade 5G e 6G, Plataformas de Hardwares Inteligentes, Agricultura Digital, Smart Grid e Eletromobilidade Elétrica, Open RAN e Tecnologias Imersivas.

 

Sobre a Embrapii

 

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.

 

Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

*Com informações do Centro de Competência Lactec Future Grid

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

11/02/2026

Chamada CORNET NETWORK 2026/1: inscrições abertas para projetos internacionais

A 41ª Call for Proposals do CORNET está oficialmente aberta, com prazo para submissão de propostas até 25 de março....

Continuar lendo