Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Brasil e Suécia abrem chamada para projetos de inovação em mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis  

Publicado em 20 outubro, 2025

Oportunidade faz parte da rede Eureka. As empresas interessadas devem procurar uma Unidade Embrapii e se inscrever até 6 de fevereiro de 2026

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) convida empresas brasileiras que buscam inovação a participarem de mais uma oportunidade de parceria internacional. Desta vez, o Brasil e a Suécia oferecem financiamento para organizações que colaboram em projetos internacionais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas áreas de mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis. Esta chamada faz parte da rede Eureka e é uma cooperação entre a Embrapii e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo lado brasileiro, e pela Vinnova, agência da Suécia. 

 

Para participar, o consórcio do projeto deve incluir pelo menos uma empresa sueca elegível; pelo menos uma empresa brasileira elegível e pelo menos uma Unidade Embrapii. A Embrapii também incentiva a busca pelo financiamento adicional da Finep, que é parceira nessa chamada.   

 

A equipe do projeto deve ser liderada por uma empresa comercial (principal proponente) nos respectivos países e pode incluir outras partes, como institutos de pesquisa ou universidades. Além disso, seu consórcio deve incluir pelo menos duas entidades jurídicas independentes de, no mínimo, dois países participantes da Chamada Eureka.

Importante destacar que organizações de países não participantes são bem-vindas desde que o financiamento (público ou próprio) seja garantido até o prazo final da chamada. Nenhuma organização ou país pode ser responsável por mais de 70% do orçamento do projeto. 

 

Sobre os projetos  

 

O projeto de inovação em PD&I deve abordar pelo menos uma destas três áreas – mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis – e demonstrar potencial para pesquisar ou desenvolver um produto, processo ou serviço que possa ser comercializado.  

 

Na área de mineração sustentável, o projeto deve se concentrar, mas não se limitar a, pelo menos um dos seguintes tópicos: trituração ecoeficiente; processos/métodos de manuseio de materiais mais eficientes; reciclagem; e gestão hídrica mais eficiente. 

 

Em bioeconomia, deverá envolver: gestão florestal sustentável; e materiais de base biológica – incluindo processos relacionados, novas tecnologias, modelos de negócios e questões políticas. 

 

Os projetos de cidades sustentáveis deverão incluir: sistemas de transporte inteligentes e livres de combustíveis fósseis; sistemas eficientes de gestão hídrica; e sistemas de gestão de inundações. 

 

Prazos 

 

  • Inscrições abertas desde 29 de setembro de 2025. 
  • Prazo de submissão: 6 de fevereiro de 2026 
  • Procedimentos de financiamento nacional: 30 de setembro de 2026 
  • Previsão para início dos projetos: 1º de outubro de 2026 

 

Para mais detalhes, consulte a página desta chamada na rede Eureka. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para a Embrapii: inter.coop@embrapii.org.br.

 

Sobre a Eureka  

 

Considerada a maior rede pública do mundo para cooperação internacional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a Eureka está presente em mais de 45 países. É uma experiência de colaboração internacional com programas que incentivam o desenvolvimento de novas relações comerciais, com projetos de elevado nível de inovação. As organizações que se candidatam aos programas da Eureka registram uma alta taxa de sucesso no recebimento de financiamento com o mínimo de burocracia para a inscrição. Saiba mais no site: https://eurekanetwork.org/ 

 

Sobre a Embrapii 

 

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.  

 

Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

20/10/2025

Centros de Competência Embrapii ganham destaque internacional e posicionam o Brasil na fronteira tecnológica

Os Centros de Competência Embrapii vêm consolidando o Brasil no mapa global da inovação tecnológica. Com investimentos estratégicos em áreas...

Continuar lendo