Embrapii e Sebrae apoiam pesquisa para criação de máquina de impressão de estruturas em concreto. Protótipo realizou impressões de paredes e outras estruturas lineares, indicando a viabilidade de construção de uma casa

Protótipo realizou impressões de paredes e outras estruturas lineares, indicando a viabilidade de construção de uma casa
Impressora 3D na construção civil

Com apoio da Embrapii e do Sebrae, a empresa Aironnet Systems, com sede em Fortaleza (CE), pode se tornar uma das pioneiras na área de impressão 3D para a construção civil no Brasil. O projeto inicial foi desenvolvido com apoio da Unidade Embrapii Polo de Inovação Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e demandou pesquisas complexas para criação de um sistema automatizado de impressão de estruturas em concreto. A tecnologia, capaz de imprimir casas de concreto, existe em poucos lugares do mundo.

A expectativa é de que a máquina nacional de impressão para construção civil seja capaz de erguer sozinha as paredes de casas populares completas, com planta incluindo sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Estudos iniciais indicam que o tempo de trabalho seja de 20% a 30% menor do que o método convencional. “A gente vai ter uma construção mais limpa, com mais qualidade e com menos erros humanos. A tecnologia utiliza cálculos muito precisos, garantindo a segurança do morador. Além disso, a casa terá custo menor, o que confere ao projeto um importante viés social”, diz o empresário André Luiz Pinheiro Correa Lima ao detalhar as demais vantagens do projeto.

A ideia de desenvolvimento da impressora de imóveis surgiu a partir de uma conversa entre André Lima e pesquisadores da Unidade Embrapii IFCE. Por meio de um parceiro em comum, o empresário conheceu o pesquisador Glendo Guimarães e ambos começaram a discutir o projeto oficialmente iniciado em 2022. A contratação ocorreu dentro da parceria firmada entre a Embrapii e o Sebrae, que garante aos pequenos negócios menor aporte de recursos. Pelo modelo tradicional, as empresas entram com cerca de 30% do investimento, mas o acordo firmado entre Embrapii e Sebrae reduz esse percentual, podendo chegar a apenas 10%.

“O apoio da Embrapii foi fundamental para que a Aironnet pudesse tirar o projeto do papel. Tudo foi feito de forma muito rápida e não tive qualquer problema durante os procedimentos de condução do projeto. Para mim, a Embrapii é uma instituição de extrema importância para a construção de uma indústria realmente inovadora no Brasil. O Sebrae é um parceiro de longa data, que realmente atua para ajudar as pequenas empresas a crescerem. Só tenho a agradecer”, destacou o empresário. A empresa iniciou agora tratativas para assinatura de um novo contrato com a Embrapii, para aperfeiçoamento do produto.

Pesquisas complexas

Para atender ao ousado desafio de viabilização do projeto, os pesquisadores da Unidade Embrapii IFCE utilizaram técnicas de controle inteligente específicas para a aplicação de impressão de estruturas em concreto. O trabalho foi desenvolvido em diversas frentes e exigiu o desenvolvimento de um conjunto de softwares, sensores, dispositivos eletrônicos e motores que permitam a leitura de projetos desenvolvidos em Autocad (programa de desenvolvimento de projetos de engenharia) e movimentação autônoma da estrutura da impressora. Ou seja, na prática, a máquina pode ler o projeto da casa e fazer a impressão em concreto.

Um dos pontos mais desafiadores das pesquisas tecnológicas, foi o desenvolvimento do sistema de controle da extrusão do concreto no momento da impressão. A máquina precisava liberar o material na quantidade e velocidade ideais para a impressão das paredes, sem que o concreto ficasse preso nos componentes do maquinário. Os pesquisadores também se depararam com a necessidade de criar uma argamassa específica, com tempo de secagem mais rápido do que o produto comum existente hoje no mercado. Todos os desafios foram superados e a pesquisa foi concluída com a entrega de um protótipo com seis metros de altura.

Segundo contrato

Nos testes iniciais, o protótipo projetado realizou impressões de paredes e outras estruturas lineares, indicando a completa viabilidade de construção de uma casa. A empresa busca agora a efetivação de um novo contrato com a Embrapii e o Sebrae para realizar aperfeiçoamentos no projeto, viabilizando a entrada no mercado. “Foram atingidos todos os objetivos da pesquisa e agora estamos escrevendo a submissão para assinatura de outro projeto porque queremos incluir novos itens de ação no produto final, para que possamos de fato ingressar no mercado. A Aironnet está muito satisfeita e quer, cada vez mais, abraçar as oportunidades de inovar juntamente com a Embrapii e o Sebrae”, destaca.

Empresas relacionadas

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube