O Rally Embrapii – Rota Paraíba está sendo realizado ao longo dessa semana para apresentar às empresas e indústrias os caminhos para inovar
As quatro Unidades Embrapii do estado paraibano se uniram em uma iniciativa que percorreu o interior para apresentar às empresas locais o capital intelectual e infraestrutura disponíveis para a inovação industrial. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão localizadas no estado em cinco cidades diferentes: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, municípios do interior. Com inscrições gratuitas, os empresários e industriais participantes podem se conectar com a rede de especialistas e infraestrutura desses centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação à disposição. Além disso, também podem conhecer as áreas para desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao setor industrial e como ter acesso aos recursos não reembolsáveis da Embrapii.
As quatro Unidades que estão na Paraíba atuam em diversas áreas, atendendo às mais diferentes demandas da indústria. O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB foi credenciado para atuar no desenvolvimento de hardware e software para a saúde. A Unidade Embrapii do IFPB atua em soluções para Sistemas para Automação da Manufatura, e a Unidade UFCG é especializada na área de Software e Automação. Por fim, o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB está na competência para Otimização de Energia, inclusive as renováveis, com foco nas áreas de Gerenciamento de Energia e Sistemas de Conversão e Eficiência de Energia.
A rodada teve início na segunda-feira (31/07), em Cajazeiras. Na terça (1/08) passou pelo município de Sousa, e na quarta (2/08) em Patos. Hoje (3/08) é a vez de Campina Grande e, para fechar a agenda, amanhã os especialistas seguem para a capital, João Pessoa, onde o evento ocorrerá no auditório do Sebrae Paraíba.
Em um bate papo rápido com a Embrapii, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, assessor especial para Inovação e Empreendedorismo do IFB, fala sobre o diferencial do Rally Embrapii – Rota Paraíba no estímulo à inovação industrial.
Qual o ponto central do Rally das Unidades Embrapii – Rota Paraíba?
Ramiro Manoel: A iniciativa foi aproximar os industriais e empresários das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) credenciadas pela Embrapii. Percebemos que nosso trabalho estava muito intenso nas regiões sul e sudeste e que precisávamos possibilitar que as indústrias locais tenham também oportunidade de lançar mão das melhorias e inovações que realizamos.
A Embrapii tem ampliado sua capilaridade com credenciamento de novas Unidades em todo país. Também faz parte das ações estratégicas da instituição a ampliação do contato com as empresas?
Ramiro Manoel: As empresas e indústrias das cidades do interior estão distantes das informações, que muitas vezes acontecem com facilidade nas capitais e nos grandes centros urbanos. De acesso às linhas de fomentos, têm (as indústrias) dificuldades de conhecer os canais corretos e de se apropiar de recursos, quer seja de capital intelectual, financeiros ou de conhecimentos que modifiquem suas realidades.
Os empresários que não conseguiram participar do Rally e desejam contratar com a Embrapii devem seguir qual caminho para o desenvolvimento de seus projetos de inovação?
Ramiro Manoel: Nesta mobilização tivemos a colaboração de 40 parceiros que agora conhecem e se apropiaram das informações de onde obter as informações corretas para encaminhar aos empresários e industriais que não puderam participar. A mídia realizada pelas rádios, jornais, blogs e redes sociais deram visibilidade as quatro Unidades Embrapii. Agora, com uma simples pesquisa na Internet se consegue localizar qualquer uma delas. Os arranjos produtivos Locais do interior necessitam que as tecnologias e inovações façam parte de seu dia a dia.