Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 7 julho, 2025
Empresas do setor de energia podem ter apoio internacional no desenvolvimento de projetos de baixo carbono
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) está participando da chamada Eurogia 2030, para apoio a projetos de P&D na área de energia. O objetivo é promover projetos colaborativos, com foco em soluções de baixo carbono (energia renovável), com a participação de empresas de todos os portes, universidades e instituições científicas, tecnológicas e de inovação. O Eurogia é parte da rede Eureka – a maior plataforma de cooperação em P&D – e envolve ministérios e agências de fomento à inovação da Áustria, Bélgica (Flandres), Chile, Lituânia, Espanha, Turquia e Ucrânia. O foco? Tecnologias de baixo carbono e o desenvolvimento de soluções transformadoras em cinco pilares: descarbonização, democratização, digitalização, descentralização e desregulamentação energética. Esta é a primeira chamada internacional do Eureka que tem a participação da Embrapii.
“A chamada com a Eurogia é uma oportunidade de conexão da indústria nacional com empresas de diversos países por meio da inovação. Isso é um diferencial a mais do modelo Embrapii, que já proporciona o acesso à infraestrutura laboratorial e ao conhecimento dos pesquisadores das 91 Unidades Embrapii. Uma empresa brasileira pode contar com a elite do conhecimento brasileiro e do mundo para resolver seu problema tecnológico”, afirma a gerente de Novos Programas e Parcerias Estratégicas da Embrapii, Marcela Mazzoni. Os projetos podem ter cooperação bi ou multilateral com países da chamada e devem ser coordenados por empresas. Para esta chamada, cada país deve financiar seus próprios participantes, e os projetos inscritos devem ser formados por um consórcio de ao menos dois países parceiros.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Embrapii participa do talk Brasil industrializado: o futuro do país em transformação
Evento reúne líderes industriais para debater desenvolvimento sustentável da indústria e inovação responsável O presidente da Embrapii, Alvaro Prata,...
Continuar lendoEmbrapii apresenta painéis e projetos inovadores no Nordeste ON 2025, em Teresina
Embrapii e Abimo realizam evento em Ribeirão Preto para impulsionar inovação em saúde
Embrapii marca presença na ExpoT&C 2025, a maior mostra de ciência, tecnologia e inovação do Brasil
Por que conectar sua empresa a centros de pesquisa pode acelerar seu crescimento?