Com MDA, MDIC, MCTI, Embrapa, BNDES e Finep, a organização vai ampliar a capacidade do setor de máquinas e equipamentos para pequenos agricultores
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) firmou nesta quinta-feira (6) acordo de cooperação técnica para a implementação de ações conjuntas que promovam o acesso, o desenvolvimento científico e tecnológico nacional e a ampliação da oferta de máquinas, implementos, equipamentos e soluções adaptados à realidade da agricultura familiar. Também integram a cooperação os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o BNDES, a Finep e a Embrapa.
O vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, citou pontos importantes da nova política industrial, entre eles a colaboração de órgãos e entidades na execução das estratégias. “Alinhamento da política de desenvolvimento industrial com inovação, junto com o Ministério de Ciência e Tecnologia, Finep, Embrapii, e o BNDES. Aqui quero destacar também no Brasil Mais Produtivo a importantíssima participação do Senai e do Sebrae em todo esse trabalho”, disse Alckmin.
A assinatura do acordo de cooperação técnica ocorreu durante reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), colegiado vinculado à Presidência da República responsável por elaborar e coordenar uma nova política industrial para o Brasil.
“Aqui se destaca o papel da Embrapii. Ela é uma executora singular e insubstituível dessa parceria entre ICTs (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação) e empresas”, afirmou Luis Fernandes, secretário-executivo do MCTI, que representou a ministra Luciana Santos durante o evento.
Cada órgão irá implementar ações de acordo com sua área de atuação para atendimento das demandas da agricultura familiar e suas organizações produtivas. A Embrapii deverá atuar especialmente no fomento à inovação industrial no setor agrícola, com especial atenção às iniciativas ligadas às necessidades dos pequenos produtores. Considerando um total de 19 áreas de aplicação, a agroindústria lidera as temáticas dos projetos apoiados pela Embrapii, sendo responsável por 12,9% dos contratos.
Agricultura familiar
Dados do MDA indicam que os agricultores familiares têm pouco acesso aos avanços tecnológicos materializados, sobretudo em máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, resultante de sua diferente escala, sistema de produção e da viabilidade financeira.
Precisamente quando se trata de maquinário, equipamentos e implementos agrícolas, observa-se que menos de 2% dos estabelecimentos da agricultura familiar possuem tratores e menos de 0,3% utilizam equipamento para colheita (censo agropecuário IBGE, 2017). No contexto geral, dos 77% de estabelecimentos agropecuários que se caracterizam como de agricultura familiar, apenas 18% contam com algum tipo de maquinário agrícola.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.