EMBRAPII investe em projetos de inovação que atendam a demanda das empresas e preservem os recursos naturais

No próximo sábado, 5 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reforça em todo o planeta a importância da preservação dos recursos naturais. Com o objetivo de oferecer soluções e novas possibilidades neste aspecto sem deixar de lado o desenvolvimento econômico, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) incentiva e investe em projetos de sustentabilidade que contribuam na chamada “economia verde”.

Ao todo, a instituição já apoiou o desenvolvimento de cerca de 70 projetos somando mais de R$ 75 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com recursos não reembolsáveis e mão de obra qualificada dos pesquisadores que atuam nos principais institutos de pesquisa do país, integrantes da rede EMBRAPII.

“A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas no mundo, então precisamos saber utilizar nossos recursos naturais de maneira consciente, sustentável e competitiva para que possamos elevar o patamar de perspectivas tecnológicas do país, o colocando em posição de protagonista nas agendas da bioeconomia global”, afirma Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII. “Acreditamos que a inovação é fundamental neste processo e a EMBRAPII contribui diretamente em soluções viabilizadas a partir da parceria da indústria com o conhecimento tecnológico dos centros de pesquisa que compõem nossa rede de Unidades EMBRAPII.”

Conheça alguns projetos:

Mármore bege
O acúmulo do resíduo de mármore bege-bahia estava prejudicando o meio ambiente na região de Ourolândia, na Bahia. Foi na busca de soluções para este desafio, que 63 micros e pequenas empresas, que formam o consórcio Assobege (Associação dos Empreendedores de Mármore Bege Bahia), se uniram para o desenvolvimento de projetos com a EMBRAPII. Cinco projetos estão em andamento para transformar este refugo em composto de cimento ou argamassa, aparatos decorativos e até fertilizante agrícola.

Gás carbônico como matéria para combustível verde
O projeto “CO2CHEM” é uma novidade que tem como objetivo desenvolver alternativas tecnológicas para a produção de hidrocarbonetos verdes a partir de gás carbônico (CO2) e enfrentar o grande desafio das mudanças climáticas, derivado do acúmulo de carbono na atmosfera. Ao final do projeto, estimado em dois anos, ou seja, em 2023, a previsão é que já se tenha uma unidade piloto, do tamanho de um contêiner, que possa ser transportada para lugares onde existam grandes produtoras de CO2 para a produção das primeiras gotas de combustível sintético, também chamado hidrocarboneto verde ou renovável. As matérias-primas desse projeto são gás carbônico, água e eletricidade.

Além da EMBRAPII, o projeto recebe apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em uma parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt) com a Repsol Sinopec Brasil, a Hytron e o departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)

Combustível sustentável para lareiras
Pesquisados da Unidade EMBRAPII do Instituto Senai de Inovação Biomassa criaram pellets (biocombustíveis sólidos geralmente produzidos com restos de madeira ou serragem) feitos com resíduos de produtos brasileiros como cascas de coco verde, restos de castanha de caju, açaí e outros insumos. O material poderá ser usado em lareiras de casas em regiões de baixa temperatura. A empresa de Fortaleza (CE), Regenera do Brasil, detentora do produto, pretende comercializar o biocombustível com foco no mercado consumidor europeu.

Carvão ecológico para a indústria
Pesquisadores da Unidade EMBRAPII do Instituto Senai de Inovação Biomassa do Mato Grosso do Sul desenvolveram um carvão sustentável feito com resíduos da macaúba. O carvão sustentável tem o mesmo desempenho do tradicional, a diferença é que ele é ecológico e consequentemente, participa da economia circular, aquela que produz, lucra e não danifica o meio ambiente. O objetivo é que o carvão seja usado em processos industriais, por exemplo, o insumo pode ser utilizado em equipamentos filtrantes de água.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube